Siga-nos

Vida e Saúde

NOVEMBRO AZUL:
Deputado Antonio Henrique Júnior alerta sobre importância de medidas preventivas no combate ao câncer de próstata na Bahia

O Deputado enfatizou que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce

Publicado

em

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Nesse sentido, o deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) destacou em suas redes sociais a importância dessa campanha, que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

“Com medidas preventivas, como a realização de exames específicos, é possível realizar diagnóstico precoce e tratamento adequado, aumentando as chances de cura. Vamos deixar o preconceito de lado e cuidar da saúde”, reforçou o deputado.

Como alerta o deputado, a melhor opção é a prevenção do câncer de próstata. Por isso, é preciso deixar o preconceito de lado e cuidar da saúde. Vale lembrar que o Novembro Azul é um movimento que surgiu no Brasil e se espalhou para mais de 20 países nos últimos anos.

Durante todo o mês de novembro, a campanha se renova através da divulgação de informações de prevenção, cuidados e tratamentos do câncer de próstata com o objetivo de levar informações sobre a saúde masculina e prevenção contra doenças, sobretudo o câncer de próstata.