Siga-nos

Vida e Saúde

Novembro Azul: Secretaria de Saúde oferece atendimentos em urologia e realiza vasectomias no Dia D em Barreiras

Publicado

em

O sábado (26), foi movimentado no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), com a mobilização do Dia D contra o Câncer de Próstata. Realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, durante todo o mês de Novembro, as Unidades de Saúde fortaleceram atividades para a conscientização da prevenção e cuidados com a saúde do homem.

 Mas no Centro Especializado de Atendimento ao Homem a atenção é voltada exclusivamente ao público masculino. E durante toda manhã de sábado, eles puderam tomar café da manhã, passar pela triagem, receber preservativos e realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, antes dos atendimentos. Recebendo informações na primeira consulta, 93 homens foram atendidos pelos médicos urologistas Dr. Ramon, Dr. Frederico e Dr. Kevin, visando diagnosticar precocemente o câncer. No centro cirúrgico, 12 cirurgias de vasectomia foram realizadas pelo médico cirurgião Dr. Luciano Trindade.

O coordenador do CEAH e enfermeiro, José Itamar explica que todas as unidades básicas de saúde fortaleceram ações na campanha Novembro Azul, alertando os homens na faixa etária de 40 anos acima, da importância do diagnóstico precoce.

“Trabalhamos intensamente durante todo mês de novembro para alcançar o maior número de atendimento aos homens de 40 anos acima, e mostrar que o diagnóstico precoce é a principal estratégia para encontrar o tumor em uma fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. Obtivemos êxito em nossa meta, e além de atendimento com urologista, conseguimos realizar palestras, testes rápidos, triagens e vasectomias em pacientes que estavam na fila de espera”

, disse.

O secretário de saúde, Melchisedec Neves acompanhou as atividades no CEAH e explicou que “o Centro Especializado de Atendimento ao Homem está à disposição da população, e em caso de qualquer desconforto ou alteração, os homens devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. O nosso objetivo é conscientizar os homens sobre a necessidade dos cuidados com a própria saúde de forma rotineira, e não somente quando aparece algum problema”, alertou o secretário.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras