Vida e Saúde
Mulher em trabalho de parto é transportada em rede no Acre


Por: Caio Fulgêncio
Paciente percorreu aproximadamente 15 km até receber atendimento.
Carro só pôde pegar a mulher do outro lado de ponte.
Uma mulher em trabalho de parto, moradora da zona rural do município de Assis Brasil, distante 319 km de Rio Branco, foi transportada em uma rede para dar à luz no hospital da cidade, no dia 8 de dezembro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o carro que foi enviado para buscá-la não podia chegar devido à queda de uma ponte. A paciente teve que percorrer aproximadamente 15km.
Segundo a secretária de Saúde do município, Maria Cosma, a paciente teria escolhido ter o bebê em casa, o que é muito comum na zona rural, porém o parto não deu certo. “Trouxeram ela na rede até a ponte, porque o carro que a gente mandou não passava”, explica.
A secretaria informou ainda que a mãe e o bebê passam bem e já voltaram para a casa da família, na zona rural de Assis Brasil.
O responsável pelo Departamento de Hidrovias e Aerovias do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Cleber Peres, não tem conhecimento do ocorrido. Ele diz que uma balsa está sendo usada para fazer a travessia no local. “A balsa entrou em atividade maior porque a ponte não se concluiu. Nós estamos arrumando para dar uma condição mais adequada para operar”, afirma.
A ponte estava sendo construída desde o começo do ano pelo Deracre. No dia 8 de dezembro, a ponte desabou com uma caçamba de uma altura de quase 20 metros. O motorista escapou com ferimentos leves.

Sem poder atravessar ponte, carro da Saúde resgatou jovem em outro ponto (Foto: Cherlivan Cavalcante/Arquivo Pessoal)
Fonte: G1