Siga-nos

Vida e Saúde

Mais de 700 procedimentos cirúrgicos serão realizados em cinco dias de mutirão de Catarata e Pterígio, em Barreiras

Publicado

em

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nos dias 02, 03, 04, 16 e 17 de dezembro, o Mutirão de Cirurgias de Catarata e Pterígio no Hospital Municipal Eurico Dutra- HMED. Durante os cinco dias serão atendidos mais de 700 pacientes de Barreiras e municípios pactuados da microrregião Oeste.

A apoiadora da Atenção Básica, Fernanda Delgado explica que as triagens para os procedimentos ocorreram durante a semana, alcançando mais de 1000 pessoas atendidas. “A Secretaria de Saúde conseguiu fazer a triagem de mais de mil pessoas, e nesta sexta, sábado e domingo, serão realizadas mais de quinhentas cirurgias de pterígio e catarata. Ainda nos dias 16 e 17, estaremos atendendo, exclusivamente, os pacientes de Barreiras, com mais de duzentas intervenções cirúrgicas de catarata e pterígio catarata, que já estão agendados”, explica Fernanda.

Aos 63 anos, a moradora do bairro São Pedro, dona Ana Catarina, aguardava pela cirurgia de remoção de pterígio. “Eu estava ansiosa, cheguei bem cedo e estou muito confiante pelo sucesso da cirurgia. Esse pterígio me incomoda há muitos anos, e eu precisava cuidar da minha visão”

, disse.

O secretário de Saúde, Melchisedec Neves acompanhou os procedimentos nesta manhã no centro cirúrgico do HMED.

“Esse Mutirão integra o projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Prefeitura de Barreiras e prevê reduzir a demanda reprimida decorrente do período da pandemia. Nessa ação executada através da Secretaria de Saúde, nos três dias de procedimentos, vamos atender 100 pacientes de Barreiras para as cirurgias de pterígio e 377 dos municípios pactuados da microrregião Oeste. E nos dias 16 e 17, estaremos realizando 113 remoções de pterígios e 167 cirurgias de catarata em pacientes do nosso município”, destacou o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras