Siga-nos

Vida e Saúde

Luta contra a AIDS: Barreiras participa do Dezembro Vermelho

Secretaria da Saúde disponibiliza testes rápidos gratuitos para detecção da AIDS

Publicado

em

Luta contra a AIDS

Barreiras aderiu ao chamado Dezembro Vermelho, que é o mês de conscientização e combate ao vírus do HIV, e lançou uma Campanha de Conscientização e Luta contra a AIDS. O lançamento dessa campanha ocorre nesse 1º de dezembro, data estabelecida internacionalmente pela Assembleia Mundial de Saúde em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) em 1987.

Por isso, vários locais do mundo lançaram ações que lembram a importância da luta contra a AIDS em dezembro, e Barreiras não poderia ficar de fora dessa mobilização internacional em prol da saúde.

Luta contra a AIDS: Quais são as ações da prefeitura nesse dezembro vermelho?

Para participar desse movimento de luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde do município, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE Edgard Pitta) também aderiu ao Dezembro Vermelho.

Por isso, a Secretaria está promovendo a realização de testes rápidos para AIDS nesta terça-feira, mas que também podem ser realizados durante toda a semana, além da disponibilização de profissionais para tirar dúvidas da população.

O teste disponível é finalizado em apenas quinze minutos e poderá ser efetuado na sede do CTA, localizado ao lado do Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida

, no Bairro Morada Nobre. Nesse mesmo endereço, também são realizados outros testes para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), que podem ser realizados nos dias úteis da semana, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Quem tiver interesse em realizar o teste rápido para AIDS ou qualquer outra DTS não precisa se preocupar, uma vez que o atendimento ocorre de forma sigilosa e gratuita. Além disso, caso seja necessário, o CTA oferece acompanhamento social, bem como tratamento médico adequado aos indivíduos diagnosticados com AIDS ou outra DST.

Segundo a Secretaria de Saúde, hoje, aproximadamente seiscentas pessoas realizam algum tratamento através do CTA/SAE. Por isso, a campanha do Dezembro Vermelho também será realizada em outras unidades de saúde da cidade, com o objetivo de promover a conscientização, ações preventivas e medicamentos adequados para várias DSTs.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras