Siga-nos

Vida e Saúde

Lipoaspiração de alta definição não é indicada para todos

Cirurgião plástico explica que o perfil do paciente define qual das variações de lipoaspiração é a ideal

Publicado

em

Lipoaspiração

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Freepik

De acordo com um levantamento realizado pela (M)Dados em 2021, no Brasil, são realizadas em média 200 mil lipoaspirações por ano. A lipoaspiração é uma cirurgia plástica com objetivo de remover a gordura de uma determinada região. Nos últimos anos a técnica ganhou diversas variações, entre elas, a lipoaspiração de alta definição, mais conhecida como lipo HD. O Dr. Josué Montedonio, cirurgião plástico referência no litoral de São Paulo, explica mais sobre a técnica que voltou a ser comentada após a realização pela influenciadora Flavia Pavanelli.

A lipoaspiração tem o objetivo de melhora do contorno corporal e é importante que a paciente esteja próximo do seu peso ideal para obter o melhor resultado possível. Na lipoaspiração de alta definição, além de estar próximo do seu peso ideal, é importante que tenha hábitos de vida saudável, mantendo a prática de exercícios e uma dieta bem equilibrada. A LipoHD (ou lipo LAD) está indicada para quem, mesmo tendo uma rotina regrada, ainda não conseguiu a musculatura desejada. “Nessa cirurgia procuramos deixar os grupos musculares mais evidentes e acentuados, deixando as inserções mais marcadas”, pontua Dr. Josué.

Quando questionado sobre os riscos, o cirurgião explica serem os inerentes a qualquer cirurgia, mas é importante fazer avaliação pré operatória completa, com bateria de exames e acompanhamento, para detectar qualquer comorbidade e anormalidade e tratar para evitar potenciais perigos.

Dr. Josué pontua também que existe um limite de gordura a ser retirado no procedimento. De acordo com ele, somente 7% da gordura corporal do paciente pode ser retirada, independente do tipo de lipoaspiração. “O objetivo da lipoaspiração não é o emagrecimento nem a perda de peso, é a melhora do contorno corporal, então não podemos exceder a retirada de gordura pré-estabelecida, isso pode levar a mais riscos do que benefício, pois o paciente perderá sangue e líquido, podendo ter trombose e outros problemas no pós-operatório”.

Sobre a “intensidade” da definição, o cirurgião da clínica AudiMontedonio explica que a lipo HD é uma cirurgia de detalhe que não cria musculatura, só evidencia o que a paciente possui. Cada corpo tem sua particularidade, e o corpo humano é naturalmente assimétrico, sendo um lado diferente do outro, então “o bom senso do cirurgião é muito mais importante do que a técnica, devemos evidenciar as qualidades e mascarar o que incomoda, a naturalidade é sempre o objetivo”, comenta o médico.

Dr. Josué finaliza dizendo que a cirurgia é uma das etapas para que o paciente tenha o tão sonhado resultado, mas deve ser acompanhada de uma rotina de exercícios e alimentação balanceada para garantir o melhor resultado, que pode aparecer entre seis meses a 1 ano, a depender do organismo de cada paciente.

Sobre
O Dr. Josué Montedonio Nascimento possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (2004). É sócio da Associação Paulista de Medicina, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, membro da Federación Latino Americana de Quemaduras, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da American Society of Plastic Surgeons. Atualmente é sócio na Clínica AudiMontedonio.