Siga-nos

Vida e Saúde

Janeiro Branco: como está a sua saúde mental?

Psicólogo ressalta a importância das pessoas e instituições trabalharem para garantir a própria saúde mental e emocional

Publicado

em

Victor Rabelo | CDN Comunicação

Novo ano, novas metas, novos desafios! O primeiro mês do ano é quando começamos os compromissos e queremos traçar metas para cumprir todas as promessas de 2020. É nesse momento de muita emoção, reflexão, mudança e expectativa que o Janeiro Branco convida todos a cuidarem da saúde mental e repensar sobre suas vidas.

Psicólogo e coordenador da Clínica de Psicologia do Grupo América, que faz parte do Sistema Hapvida, Fábio Pereira Alves ressalta a importância das pessoas e instituições trabalharem para garantir a própria saúde mental e emocional, assim como dos que estão no convívio pessoal e profissional. “É preciso que todos pensem e reflitam sobre suas ações, se conheçam, planejem e trabalhem no combate ao adoecimento emocional”, destaca Fábio.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou estudo de 2016 a 2018 e identificou que o número de atendimentos referentes à saúde mental realizados pelos planos de saúde tem crescido muito. As consultas médicas cresceram apenas 0,5%, as psiquiátricas 19,5% e as sessões de psicologia aumentaram 35,6%.

“Isso nos leva a crer que as pessoas estão buscando alternativas de prevenção e tratamento, consequentemente a uma ampliação na qualidade de vida dessas famílias. Essas estão sendo afetadas cotidianamente com o aumento de casos de suicídio, ansiedade e depressão”, contextualiza Fábio. No Plano América do Sistema Hapvida comprova-se esse dado em que 80% das pessoas que procuram o serviço de psicologia sofrem com os transtornos de depressão e ansiedade.

Aproveite este momento de reflexão do Janeiro Branco para se autoconhecer e construir uma nova história nesse 2020. Cuide de você e do próximo. Cuide da sua saúde mental e emocional e de todos que estão a sua volta. Evite o estresse e esteja com as pessoas que ama.

Fala Barreiras