Siga-nos

Vida e Saúde

Iniciada em Barreiras a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Todas as unidades de saúde de Barreiras estão preparadas para a imunização

Publicado

em

Fotos e informações Dircom Barreiras

A abertura da Campanha Nacional contra o Sarampo acontece nesta segunda-feira (07) em todo Brasil, e em Barreiras todas as 26 salas de vacinação já estão recebendo crianças, jovens e adultos que ainda não foram imunizados contra a doença.

A Campanha que acontecerá de forma seletiva terá duas etapas: Entre os períodos de 07 a 25 de outubro será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos, sendo o dia “D” 19 de outubro, dia da Mobilização Nacional. Já nas datas 18 a 30 de novembro, a vacinação será para adultos não vacinados, dessa vez o dia “D” será no dia 30 de outubro. Na zona rural a Campanha contra o Sarampo será no período de 07 a 18 de outubro.

Ao longo de todo ano, a equipe da Coordenação Municipal de Imunização (COPIM) realiza ações em diversos ambientes como nas escolas públicas e particulares, nas unidades de saúde e em residências domiciliares através dos agentes comunitários com o objetivo de interromper a circulação de vírus como o sarampo, protegendo com a atualização da caderneta de vacinação todos os munícipes.

De acordo com a médica infectologista, Drª Isabele Lucena, o sarampo é uma doença infecciosa grave, altamente contagiosa, podendo ser transmitida por pessoas de qualquer idade. A contaminação é feita pelo ar, provocada por espirros, tosse e outras formas de contato com secreções contaminadas. Os principais sintomas mais frequentes do sarampo são: Febre alta; mal-estar; tosse; olhos vermelhos e manchas pelo corpo.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras