Siga-nos

Vida e Saúde

Esperança no “Setembro Verde”

Várias ações foram realizadas ao longo do mês pela Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes…

Publicado

em

Setembro Verde

Thianne Lira | Ascom HO

Foi com o verde da esperança que o Hospital do Oeste (HO) se vestiu para homenagear, na última segunda-feira (27), o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A iluminação foi doada pela empresa Bena Eventos que abraçou a causa junto com a unidade de saúde. Além do colorido, várias ações foram realizadas ao longo do mês pela Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), dentre elas, distribuição de laços verdes, fotos em molduras e a colocação de panfletos informativos em vários setores do complexo.

Setembro Verde

Nos últimos três anos foram realizadas cinco captações de órgãos na unidade. Contudo, com a pandemia do COVID-19 houve uma queda no número de procedimentos. Por exemplo, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, em 2020, o número de transplantes de córnea no estado caiu de 50 para apenas 5 por mês. Por esse motivo, os membros da CIHDOTT estão intensificando ainda mais as ações de conscientização nesse ano. “É preciso que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo ou até mesmo um parente”

, comentou Amanda Araújo, presidente da CIHDOTT.

Setembro Verde

Vidas anônimas que ganham um novo sentido após o tão esperado transplante. Foi com esse pensamento e sensibilidade que Maurício Pereira autorizou a doação de órgãos do seu filho em 2018. “O fato de saber que meu filho vive em outra pessoa nos traz felicidade. Não é porque perdemos nosso filho que não iremos ajudar outros pais. Nosso filho se tornou esperança na vida de outras pessoas”.

Setembro Verde
Setembro Verde

Barreiras Notícias - Fala Barreiras