Connect with us

Mundo

Espanha: Sobe os números de mortos nas últimas 24 horas

Com as estatísticas oficiais, o número de casos cresceram um 0,9% no último dia até a casa dos 209.465 casos, o que implica 1.831 casos a mais do que os comunicados no último domingo

Publicado

em

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha

Com as estatísticas oficiais, o número de casos de coronavírus cresceu em 0,9% nas últimas 24 horas, são 209.463 casos, ainda que ontem o número de mortos teve uma subida, foram 331 a mais e o número de curados é de 100 mil pacientes.

O Ministério da Saúde fez público os dados da evolução da epidemia do coronavírus que, tal e como ocorreu no domingo, incluindo somente os dados de novos positivos detectados por PCR, mais não os identifica dos pacientes que fizeram a prova por testes rápidos de anticorpos, que segundo o ministro, são úteis para avaliar a evolução da transmissão da enfermidade por não poder ser localizado em tempo quando se há produzido estes contágios mas que se veem recorrendo até o momento.

Com respeito aos sanitários contagiados, o número segue subindo e hoje está na casa dos 37.994 casos, em quanto que o número destes que precisaram ser internados é de 114.081 e os internados em UTIs 10.289. Já faleceram 30 sanitários desde o início da crise.

O coordenador de Alertas e Emergência Sanitárias, Fernando Simon, aproveitou o pronunciamento de hoje para falar sobre o primeiro dia de saída as ruas das crianças menores de 14 anos. “Vi cenas que me deixaram muito preocupado, mesmo com todas as normas que apresentamos aos responsáveis”.

Estava ele falando das cenas de crianças jogando futebol e muito próximas, crianças nas praias, que mesmo liberadas em algumas cidades, havia muita proximidade, etc. Simon finalizou dizendo “fizemos um esforço muito grande para chegar até aqui, a população deve saber que o risco segue presente, e que essa fase de abertura não deve servir para que voltemos ao mesmo estado que estávamos em janeiro, ou seja a top”.

Por outra parte, o presidente Pedro Sanchez anunciou que não vai permitir “abusos” e que a partir do próximo dia 2 de Maio, poderão sair às ruas, as pessoas maiores e os que quiserem fazer algum tipo de exercício físico. As normas ainda serão divulgadas no decorrer desta semana.