Mundo
Espanha: Segue caindo o número de mortos
Nas últimas 24 horas o número foi reduzido a 268 mortes, bem abaixo das 325 da quarta-feira(29)


Sandra Cristina | Correspondente na Espanha
O número de mortos diários com coronavírus diminuiu na Espanha nas últimas 24 horas, são 268 novas vítimas mortais, um descenso com respeito aos dados de ontem quando se registraram 325. Já são 24.543 os falecidos, 213.435 os contagiados diagnosticados mediante PCRs e 112.050 os recuperados desde o início da crise sanitária.
Por outra parte, com o anúncio do desconfinamento gradual, o diretor de Coordenação de Alertas e Emergências, Fernando Sinmón, volta a alertar que as atividades de esporte devem ser realizadas individualmente porque existem grandes perigos de contaminação através do suor.
Este alerta se faz necessário porque o espanhol, como grande parte da Europa, vive a maior parte do ano com clima frio e chuvoso, e essa época é exatamente quando começa a melhorar a temperatura e todos sentem uma extrema necessidade em estar ao ar livre, fazendo esporte, passeando ou apenas sentindo o sol em seu corpo.

Na roda de imprensa hoje, Simon foi questionado se os esportistas podem usar bicicletas, patins ou skates e ele respondeu: “Uma prancha de surf, ou de windsurf… depende do que se faça ou onde more cada um, me dá igual, o importante é que seja de forma individual e que se cumpra todas as normas”.
O Coordenador ainda recordou que, ainda que praticado individualmente, a permissão para praticar esporte “pode implicar em um agrupamento de pessoas que não se pode permitir”. Além do distanciamento social, terá que levar em conta que a prática esportiva deve ser feita dentro do mesmo município em que se reside.