Connect with us

Mundo

Espanha: Segue baixando o número de mortes

País entra no quarto dia com menos de 300 mortes diárias pelo vírus, mas todo cuidado é pouco

Publicado

em

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha

Espanha marca quatro dias consecutivos com menos de 300 mortes diárias por coronavírus, depois de que o presidente Sanchez informou aos governadores dos estados que nas últimas 24 horas faleceram 164 pessoas, o número mais baixo desde que se decretou o estado de alarme. Os casos comprovados por PCR, caíram, chegando a 838 novos contagiados.

Dados “favoráveis” que, com palavras do Diretor de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, Fernando Simon, fazem com que o início do desconfinamento seja mais fácil, ainda que adverte que existe uma “alta probabilidade” de novos casos, mas que esperar “sejam mais pequenos e com menos impacto” dos que vivemos.

Simon, afirmou que “a probabilidade de um novo surto da epidemia” poderá ser no outono, lembrando que estamos na primavera.

“Os casos que venham a ser registrados podem passar com os mecanismos de controle e no trabalho que está sendo feito e que vão fazer com que o sistema não chegue ao limite que se chegou nessa etapa”, declarou o diretor durante roda de imprensa neste domingo (dia das mães na Espanha), depois de uma reunião com o comitê técnico de seguimento diário do coronavírus. Com dados obtidos, Simon ressaltou que os novos surtos “é algo que pode passar com muita probabilidade”

.

Simon crê que será algo mais controlado, mais vai depender de como se comportam os habitantes, assinalando que o comportamento dos cidadãos “favorece ou não a transmissão da enfermidade”.

Uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde, é aportada pelo Ministério da Segurança Pública, quando informa que os Corpos e Forças de Segurança prenderam um total de 7 mil pessoas por incumprimento das medidas contidas no decreto de Estado de Alarme desde que este declarou, no passado 14 de maio, por pandemia de coronavírus, informou hoje o Ministério. Segundo este balanço, que se fechou no dia 2 maio, as propostas de sanções por incumprimento é de 786 mil, 323 casos. Somente ontem, foram detidas 119 pessoas em toda Espanha e multadas 16 mil 490. Todos esses dados preocupam porque o descumprimento é a chave para abrir um novo surto.