Siga-nos

Mundo

Espanha: 143 falecidos nas últimas 24 horas por Covid-19

O número de mortes no país está bem abaixo do Brasil, que ontem contabilizou mais 730

Publicado

em

Sandra Regina | Correspondente na Espanha

Além dos 143 falecidos nas últimas 24 horas na Espanha, 621 novos casos de contágios foram registrados através de PCRs e 465 pessoas foram internadas em UTIs. O total de contagiados com a epidemia é de 224.390 casos, de acordo com a forma de contagem do Ministério da Saúde que deixa fora dezenas de milhares de casos.

O diretor do Centro de Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simon, destacou hoje de manhã que “o caminho está favorável”, no que diz respeito à progressão na gestão da epidemia do coronavírus em algumas cidades e indicou que algumas, como Valência, podem estar prontas para mudar de fase dentro de pouco tempo.

Já o Ministro da Saúde, Salvador Illa, está advertindo que “a pandemia vai ser o guia da atuação. Toda prudência vai ser pouca. Quero recordar que esta fase I tem uma duração prevista de 14 dias. Vamos ver a partir de amanhã que outras cidades poderão avançar nesta ‘desescalada’”.

O que está certo, é que a metade dos espanhóis passarão para a segunda fase amanhã, dia 11, e uma das mais entusiasmantes informações desta fase é que as famílias que moram juntas na mesma casa poderão sair para passear juntas. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas com relação a essa fase I que serão esclarecidas no decorrer dos acontecimentos.

As medidas afetam a população dos territórios que passam a fase I, com exceção das pessoas que apresentem sintomas, estejam isoladas em domicílios ou de quarentena por contágio por Covid-19 ou ser uma pessoa muito próxima a estas. As pessoas vulneráveis poderão fazer uso das novas condições sempre que sua condição clínica esteja controlada debaixo de rigorosas medidas de proteção.

Em concreto, passam a fase I os Estados com todas as suas cidades como: Galícia, Asturias, Cantabria, Pais Vasco, La Rioja, Navarra, Aragón, Extremadura e Murcia, assim se somam a todas as Ilhas Canárias e Baleares, que já estão na fase I e ambos os arquipélagos e as cidades autônomas de Ceuta e Melilla.

Madrid, Cataluña e Castilha e León, com pequenas exceções em seus territórios, seguirão na fase O ou de preparação, onde também permanecerão de momento, as províncias de Castellonmanchegas de Toledo, Ciudad Real e Albacete, as andaluzas de Málaga e Granada e 14 dos 24 departamentos sanitários da Comunidade Valenciana.

Para trabalhar, sempre que seja possível, seguir com teletrabalho. Para os que tenham que se deslocar, deverão adotar as medidas necessárias para cumprir os requerimentos de higiene e prevenção. Além do uso do hidrogel, deverá substituir a constância de sua presença que não seja por digital e garantir a distância de segurança.

Se permitirá nesta fase a circulação de grupos de no máximo 10 pessoas dentro do mesmo município, respeitando as distâncias e higiene de mãos. Assim mesmo, poderão ser celebrados os funerais com no máximo 15 pessoas em espaços abertos e 10 nos locais fechados. Também estará permitido a partir de amanhã a assistência nos locais de cultos sempre que nos supere um terço de sua capacidade.