Siga-nos

Vida e Saúde

Entenda a importância de ter uma rotina de skin care

Publicado

em

skin care

Skin care é um termo muito em alta nos dias de hoje, mas ainda existem muitas pessoas que não sabem o que significa e tampouco criam uma rotina de cuidados com a pele no dia a dia.

O Brasil é um país quente, mesmo assim boa parte dos brasileiros não toma os devidos cuidados com a pele utilizando, pelo menos, o protetor solar. Só que é muito importante se atentar a esse fator porque a pele tem um papel fundamental.

Conhecida como o maior órgão do corpo humano, sua função é proteger o organismo das agressões exteriores. Se ela estiver mal cuidada, começa a sofrer as agressões da poluição, do sol, microrganismos que ficam no ar, entre outros riscos.

A pele do rosto costuma ser muito mais exposta do que o restante do corpo e é por isso que a maior parte dos cuidados se concentra nessa região.

O skincare é um hábito extremamente recomendado pelos dermatologistas porque ajuda a manter a beleza da pele e conservar sua saúde.

Para entender um pouco mais, este artigo vai explicar o conceito de skincare, sua importância, quais são as etapas iniciais nesse cuidado e dar algumas dicas para cada tipo de pele.

Skincare: o que é?

Traduzindo literalmente, a palavra skincare significa “cuidados com a pele”, um termo usado para denominar uma rotina de cuidados de manhã e à noite, tendo como função garantir a saúde e o viço da pele.

É fundamental usar produtos testados dermatologicamente e contar com o auxílio de um dermatologista para encontrar o tratamento ideal. O médico verifica as particularidades da pele e indica os melhores cosméticos.

A pele entra em contato com diversos agentes externos, desde um perfume importado feminino doce, até outros elementos, como:

  • Tecido das roupas;
  • Raios solares;
  • Poluição;
  • Microrganismos.

Visitar o dermatologista é tão importante quanto visitar outros especialistas, como o ginecologista, cardiologista e por aí vai.

O dermato indica a melhor rotina de tratamento e de que maneira ela deve ser feita para garantir a saúde e a beleza da pele.

Importância de se ter uma rotina de skincare

O objetivo de uma rotina de cuidados com a pele é garantir que ela esteja sempre bonita e saudável, evitando manchas e doenças que possam influenciar na autoestima do indivíduo.

Em diferentes fases da vida, o skincare possui um propósito diferente. Por exemplo, no caso de pessoas mais jovens, a intenção é tratar espinhas, assim como pessoas mais velhas podem reduzir rugas e marcas de expressão.

Durante a fase adulta, as pessoas precisam cuidar da pele para garantir sua elasticidade, colágeno e hidratação natural. Produtos feitos com ativos de vitamina C, antioxidantes e ácido hialurônico desaceleram o envelhecimento da pele.

Um banner para loja de cosmético pode indicar os melhores produtos para as pessoas que já chegaram na terceira idade. Nessa fase da vida, as agressões se tornam mais visíveis, mesmo com todos os cuidados.

O processo também se deve às mudanças hormonais naturais ao longo dos anos. Na terceira idade, a pele é muito sensível e é fundamental usar protetor solar e componentes antioxidantes.

O protetor é fundamental em diversas fases da vida e outros produtos também auxiliam na elasticidade e diminuem o ressecamento. A pele melhora seu aspecto porque é constantemente nutrida e hidratada.

Os tratamentos noturnos, por sua vez, são fundamentais porque ajudam a combater rugas e linhas de expressão resistentes nesse período.

Etapas essenciais do skincare

A verdade é que existem diferentes tipos de cuidados com a pele que podem fazer parte de uma rotina de skincare e isso depende muito da necessidade de cada um e das condições da pele.

Por exemplo, uma pessoa que tem melasma precisa usar produtos específicos para clarear as manchas, da mesma forma, uma pessoa que tem muita olheira precisa de outro produto e assim por diante.

Assim como dentro do organizador de maquiagem de acrílico existem produtos específicos para cada tipo de pele, a rotina de cuidados também deve levar em conta esses aspectos.

Mas independentemente disso, a rotina de skincare é feita basicamente de 3 etapas, sendo elas:

Limpeza

A limpeza deve ser feita com sabonete, gel ou espuma e serve para remover resíduos, impurezas, excesso de oleosidade e para eliminar a sujeira.

É um processo muito importante para evitar que os poros sejam obstruídos, assim, vão absorver melhor os demais produtos.

Hidratação

Os cremes hidratantes para o rosto têm o propósito de deixar a pele mais oleosa sem impedir que ela perca a umidade natural.

Pessoas que já tem a pele oleosa ou com acne também precisam passar por essa etapa usando produtos específicos para seu tipo de pele.

Proteção

Antes de sair de casa para ir a um exame demissional perto de mim ou fazer qualquer outra atividade, é crucial usar o protetor solar e ele também faz parte da rotina de cuidados com a pele.

Depois de limpar e hidratar, é fundamental passar o protetor solar para proteger a pele dos raios solares, evitar o envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele.

Dicas de cuidados para cada tipo de pele

Para potencializar ainda mais os efeitos de uma rotina de cuidados, é necessário seguir as especificações de cada tipo de pele. Algumas dicas para isso são:

Pele oleosa

Os produtos voltados para pele oleosa procuram controlar o brilho proveniente da produção de óleo. É necessário usar produtos que controlem essa produção e ingredientes capazes de limpar e fechar os poros.

Pela manhã, o ideal é lavar o rosto com sabonete ou gel de limpeza para remover o excesso de oleosidade massageando o rosto e removendo em seguida com água fria.

Um dermatologista particular também pode orientar o uso de um hidratante específico para esse tipo de pele e com efeito matificante.

O protetor solar também é fundamental, mas é necessário usar um protetor com efeito limpo ou seco. Durante a noite, recomenda-se o uso de água micelar para remover a maquiagem e as impurezas acumuladas durante o dia.

Durante a noite, recomenda-se o uso de um hidratante facial ou de um creme anti-idade para suavizar as linhas de expressão. Aos fins de semana, pessoas de pele oleosa podem usar argila verde para regular a produção de óleo.

Pele seca

A pele seca é muito comum em pessoas maduras, e a rotina de cuidados facilita a reposição de água, deixando a pele mais macia e com brilho natural.

Pela manhã, o ideal é usar água micelar para limpar a pele e um hidratante com óleo em sua forma. O protetor solar deve vir em seguida e precisa ser mais cremoso e anti-idade para suavizar as rugas.

Depois de trabalhar em uma empresa de confecção de carimbos personalizados e após tomar um banho, recomenda-se o uso de sabonete ou água micelar para limpar o rosto à noite.

O hidratante também deve ser anti-idade, com ativos como retinol, ácido hialurônico ou ácido salicílico, uma vez que a pele seca corre o risco de exibir mais linhas de expressão e rugas.

Aos fins de semana, as máscaras de argila preta são ótimas opções porque são antioxidantes e ajudam a iluminar a pele.

Pele mista

A pele mista é oleosa no centro do rosto, como testa, nariz e queixo, sendo mais seca ou normal nas bochechas. Pela manhã, o ideal é usar um gel de limpeza, também indicado para peles oleosas para remover o excesso de sebo.

O hidratante deve ser livre de óleos e com uma composição capaz de hidratar a pele sem deixá-la pesada. Independentemente de fazer ou não harmonização facial permanente, o protetor solar também deve ser usado.

Durante a noite, recomenda-se o uso de água micelar em todo o rosto para purificar, limpar a pele e prepará-la para a hidratação. O hidratante deve ter fórmula anti-idade e semanalmente recomenda-se o uso de máscaras de argila diferentes em cada área do rosto.

Pele normal

A pele normal é mais fácil de lidar. Pela manhã, recomenda-se limpar a pele com água micelar livre de álcool, usar um hidratante com óleo em sua fórmula e o protetor solar com propriedades anti-idade.

O ideal é organizar os produtos em um organizador pendurado em divisória de parede ou em cima da pia para facilitar a rotina de cuidados. Durante a noite, é importante remover a maquiagem com água micelar e limpar o rosto.

Um creme hidratante anti-idade ajuda a prevenir rugas e suavizar linhas de expressão e semanalmente a pele mista precisa de argila vermelha para esfoliá-la e manter a hidratação em dia.

Considerações finais

Com os cuidados certos, fica muito mais fácil manter a pele bonita e bem cuidada por mais tempo. É uma forma de garantir a saúde e proteger o corpo como um todo.

Seguindo as dicas mostradas neste conteúdo vai ficar mais simples criar uma rotina de skincare, principalmente se for acompanhada por um dermatologista.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras