Siga-nos

Culinária

A temperatura ideal para servir e beber vinho

A temperatura ideal para servir e beber um vinho, depende do perfil de cada vinho, pois cada um tem sua peculiaridade. Saiba mais!

Publicado

em

Temperatura ideal do vinho

Sem dúvida o tema “temperatura” no geral é algo recorrente nos assuntos brasileiros, pois vivemos em um país tropical com uma enorme diversidade de climas, onde o calor se sobressai como marca nacional registrada. Este fato faz com que muitos ignorem as sugestões de temperatura correta para cada vinho e optem pela escolha da bebida o mais fria ou gelada possível.

De fato, a temperatura de serviço determinada para cada vinho afeta as nossas percepções sobre ele. Vamos então esquecer a lenda de que a temperatura ambiente é a ideal para apreciar um bom vinho. Isto seria possível em muitos casos se em nosso país tivéssemos temperatura média de 12°C a 16°C naturalmente. Cada vinho possui suas particularidades, tornando necessário a aplicação de diferentes temperaturas conforme cada perfil.

Temperatura ideal do vinho

De modo geral, podemos entender que caso o vinho seja servido muito “quente” por exemplo, com 24°C a bebida teria como fator predominante o álcool, impossibilitando assim a percepção correta dos demais elementos. Caso o a temperatura de serviço do vinho seja muito baixa, cerca de 8°C por exemplo, ele apresentaria durante a degustação de forma muito mais evidente, duas características de amargor e tanino, o que dificulta não só apreciação como também a correta harmonização.

Para os vinhos tintos é ideal que se utilize temperaturas mais elevadas, isto garante uma condição melhor para desfrutar do aroma e cada nota disposta na elaboração da bebida. Há uma variedade grande neste tipo de vinho, o que torna um tanto mais complexo adequá-lo às condições necessárias. Quando servidos muito gelados podem apresentar-se mais ácidos e duros.

Listamos então alguns dos principais vinhos e suas respectivas temperaturas, para que nós possamos respeitar e apreciar da melhor maneira este “elixir” ancestral.

Temperatura para vinhos tintos:

Temperatura ideal do vinho

– Tintos encorpados e/ou envelhecidos: 16 a 18°C
– Late Harvest: 8 a 12°C
– Porto e fortificados em geral: 14°C
– Porto Vintage: 16 a 18°C
– Tintos leves (Ex: Beaujolais): 12 a 15°C
– Tintos sem madeira e/ou jovens: 14 a 15°C
– Tintos médios: 15 a 16°C

Muito cuidado para não esfriar muito os vinhos brancos, rosés como o Garibaldi Moscatel Rose e espumantes variados. É necessário encontrar um equilíbrio para valorizar o frescor sem que eles não percam seu aroma característico. No caso dos espumantes por exemplo, altas temperaturas fazem com que as bolhas de gás carbônico, que são sua característica principal, se desprendam mais facilmente.

Temperatura para vinhos brancos:

– Brancos leves: 7 a 9°C
– Brancos amadeirados ou envelhecidos: 10 a 12°
– Brancos licorosos: 10 a 12°C

Temperatura para rosés:

– Rosés: 9 a 12°

Temperatura para espumantes:

– Espumantes: 6 a 8°C
– Champagnes Vintage/Miléssimé: 9 a 12°C

Com base neste guia rápido, já podemos garantir que nossa postura distante à temperatura de serviço para cada vinho específico será muito mais gentil e cuidadosa.

Escritora de Barreiras será empossada como membra da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras