Siga-nos

Covid-19

UFOB aumenta número de exames de covid-19 realizados por dia

Com o incremento, o Laboratório da Universidade bate recorde na agilidade de emissão de laudos…

Publicado

em

Exames de Covid-19

A cidade de Barreiras e todo o Oeste baiano se orgulham de terem em seu território um laboratório ágil, de qualidade e credibilidade. A novidade é que a partir de agora a UFOB aumenta consideravelmente o número de exames realizados por dia em seu renomado laboratório.

Exames de Covid-19
Prof. Raphael Klein orientando parte da rotina de trabalhos | Foto: Divulgação

Hoje o Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) da UFOB, que é coordenado pelo Dr. Jaime Henrique Amorim, passa a realizar até 90 testes de COVID-19 por meio da técnica de RT-qPCR. Anteriormente, o laboratório realizava até 60 exames por dia.

Exames de Covid-19
Aparelho extrator automático de ácidos nucleicos (material genético) | Foto: Divulgação

O incremento de 50% se deve ao uso da extração automática de material genético da amostra clínica. O aparelho utilizado no procedimento foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Barreiras e está alocado no LAIVE-UFOB na forma de uma parceria. Além disto, municípios do oeste baiano vinculados ao CONSOB e CISBARC firmaram com o Ministério Público do Estado da Bahia e com a UFOB o compromisso de fornecerem insumos necessários ao novo método de extração, que torna a rotina laboratorial mais ágil e mais produtiva. Daqui em diante, tais insumos serão fornecidos exclusivamente por esta via. Com esta conquista o LAIVE poderá atender ainda melhor à população do oeste baiano.

Exames de Covid-19
À frente a farmacêutica Dra. Larissa Barbosa e ao fundo a biomédica Dra. Carla Nunes conduzindo parte dos trabalhos | Foto: Divulgação

Mais agilidade

O Professor Dr. Jaime Henrique Amorim destaca a agilidade do LAIVE, “é importante destacar que o LAIVE-UFOB é recordista na agilidade de entrega de resultados. Só para termos uma ideia, os resultados deste tipo de exame para COVID-19 (RT-qPCR) são entregues, em média, em 72 horas por outros laboratórios públicos ou privados. O LAIVE-UFOB tem liberado os resultados em menos de 24 horas, o que o coloca entre os laboratórios mais rápidos do Brasil” afirma Amorim.

Exames de Covid-19
Rosimery de Jesus e Iole de Oliveira, técnicas de laboratório, conduzindo parte dos trabalhos no LAIVE | Foto: Divulgação

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras