Siga-nos

Covid-19

Tratamento de água em saneamento básico: Qual a importância dele em época de pandemia

Publicado

em

Não há dúvidas de que a pandemia na qual vivemos, ocasionada pelo coronavírus, modificou bastante a rotina da sociedade, bem como o planejamento de tudo o que a compõe.

Atualmente, as autoridades estão precisando repensar e reavaliar diversas atividades, de modo a conseguir reduzir os índices de contágio pelo vírus e reduzir, assim, o número de casos da doença.

Um dos pontos que tem sido mais afetados pela pandemia é o tratamento de água, que é considerado como essencial para ajudar a reduzir os efeitos dessa doença na sociedade.

Mas qual é a importância do tratamento de água em saneamento básico em época de pandemia?

A importância do tratamento de água em saneamento básico

O tratamento de água em saneamento básico, independente de qual seja o momento em que vivemos, é algo extremamente importante e que deve sempre ser bem observado pelas autoridades e pela sociedade em geral.

Afinal, a água trata-se de um recurso natural que é essencial, em qualquer época, para ajudar a manter e a preservar o planeta.

Por isso mesmo é que em um período de crise como o que vivemos o tratamento de água ainda é algo mais importante para a sociedade.

Em todo o planeta, as autoridades, sejam dos governos ou especialistas no assunto, estão passando por um enorme desafio para conseguir manter esse assunto bem equilibrado.

Este recurso natural possui um impacto enorme na rotina das pessoas e ajuda na manutenção da qualidade de vida de toda a população mundial, por isso mesmo é que o saneamento básico é tão essencial.

A seguir, veja as razões pelas quais é tão importante o saneamento básico:

  • Entrega o esgoto sanitário realmente tratado para toda a população, com um sistema de tubulação que é adequado para que haja o despejo líquido tanto de esgotos domésticos quanto industriais
  • Garante que haja o abastecimento, o tratamento e a distribuição de água para a população
  • Oferta um serviço de limpeza pública, que ocorre nas áreas que são de uso comum para uma população
  • Oferta o serviço certo para a realização da coleta e do destino apropriado do lixo das residências e indústrias

Mas onde exatamente entra a importância existente do tratamento de água em saneamento básico nesse momento da crise pandêmica?

A resposta para esse questionamento está na necessidade que a população possui desse recurso em um período tão conturbado do mundo.

A água possui uma ligação bastante direta com o andamento da sociedade, físico e mental de todas as pessoas da forma correta.

Com as pessoas em casa, devido às recomendações existentes para que se consiga fazer o controle da doença, o uso desse recurso tem sido cada vez maior em todas as residências.

Ainda conta o fato de que os profissionais que trabalham na linha de frente no combate da pandemia necessitam, de maneira constante e abundante, da oferta de água tratada (aqui nos referimos aos profissionais de saúde).

A água é utilizada, por esses profissionais, para que seja realizada a higienização corretamente dos locais de trabalho, além de ser necessária para a lavagem das mãos, sendo isso algo recomendado, inclusive, para toda a população.

Com tudo isso, fica muito claro que a água é extremamente importante para que a sociedade possa vencer o coronavírus, ainda mais com os estudos mostrando que o vírus pode ser encontrado em esgotos não tratados.

Evitando o desperdício de água

Um outro ponto importante que está relacionado diretamente com o tratamento de água em saneamento básico é o fato de que se deve evitar o desperdício desse recurso.

Mas como fazer para evitar o desperdício da água?

Aqui vão algumas dicas importantíssimas:

  • Evite jogar lixos nos rios e nos mares, para não poluí-los
  • Sempre procure corrigir prontamente quaisquer vazamentos encontrados nos encanamentos, seja na sua casa ou na sua empresa
  • Evite jogar os restos de comida e de óleo usado no ralo da sua pia ou ainda nos vasos sanitários
  • Tenha consciência para não fazer uso da água acima do que é necessário no momento do consumo expressivo, como na lavagem do seu carro ou mesmo da sua calçada, por exemplo
  • No momento de fazer o consumo individual, como ao escovar os dentes ou tomar banho, tenha consciência também para estar evitando o desperdício

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras