Siga-nos

Covid-19

Plano Municipal de Imunização da Covid-19: Confira como será a vacinação em Barreiras

Prefeitura já divulgou o plano de vacinação em Barreiras. Aproximadamente 30 mil pessoas estão inseridas nos grupos prioritários na cidade

Publicado

em

Plano Municipal de Imunização da Covid-19

O Plano Municipal de Imunização da Covid-19 de Barreiras foi divulgado durante uma coletiva de impressa realizada nessa quarta-feira (30). Durante o encontro, o secretário de saúde, Anderson Vian, anunciou os detalhes das etapas de vacinação contra o coronavírus na cidade.

Etapas do Plano Municipal de Imunização da Covid-19

Plano Municipal de Imunização da Covid-19

Da mesma forma que o plano nacional de vacinação, o Plano Municipal de Imunização da Covid-19 estabeleceu os grupos prioritários para receber a vacina. Ao todo, a prefeitura também estabeleceu quatro grupos prioritários na ci dade.

No primeiro grupo estão inseridos os profissionais de saúde, os idosos de 75 anos ou mais e a população indígena. No segundo grupo, estão inclusos os idosos de 60 a 74 anos e institucionalizados. Já no terceiro grupo, estão inclusas as pessoas com comorbidades. E no quarto e último grupo, serão imunizados os professores de nível médio e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; além dos funcionários do sistema prisional e a população carcerária.

De acordo com os dados da Secretaria da Saúde, ao todo, 29.821 moradores de Barreiras fazem parte desses grupos prioritários para a vacinação contra a COVID-19. Em função desse número, a prefeitura considera que precisa adquirir 60.000 doses de imunizante. Isso porque a Secretaria de Saúde está levando em consideração a aquisição de vacinas que requerem a aplicação de 2 doses.

Por isso, o município dá adquiriu 60 mil seringas para a aplicação dessas vacinas. A previsão é que, se não houver problemas, 7.600 pessoas devem ser vacinadas por dia em Barreiras após a chegada dos imunizantes. Nesse ritmo, os grupos prioritários da cidade devem ser imunizados em uma semana.

Aquisição, armazenamento e distribuição das vacinas

Plano Municipal de Imunização da Covid-19

De acordo com Leo Prates, as vacinas utilizadas em Barreiras devem ser adquiridas por intermédio de um consórcio junto com Prefeitura de Salvador. Além disso, ele lembrou que existem 2 a 3 vacinas que estão na fila de aprovação da Anvisa e que a prefeitura está aguardando essa aprovação para dar seguimento ao Plano Municipal de Imunização da Covid-19.

A Prefeitura também está se preparou para a chegada de vacinas que necessitam de um armazenamento com temperaturas muito baixas, como é o caso da vacina da Pfizer/ BioNTech, que está sendo utilizada em mais de 30 países. Para isso, ela fez uma parceria com a UFOB, para utilizar o ultrafreezer da instituição.

Vale ressaltar que Plano Municipal de Imunização da Covid-19 prevê que as vacinas devem ser disponibilizadas em 26 unidades de saúde do município e ainda devem ser aplicadas através da modalidade drive-thru, em 2 pontos diferentes da cidade. A vacinação em domicílio também está prevista e deve atender tanto as pessoas que não podem sair de casa, quanto os moradores da zona rural.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras