Covid-19
Fim da vacinação contra COVID-19 em grupos prioritários foi adiada para setembro
Inicialmente, a imunização de 77 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários ocorreria em maio. Agora, só vai ocorrer em setembro.


Nessa quarta-feira (21), o Ministério da Saúde informou o novo prazo para o fim da vacinação contra a COVID-19 em grupos prioritários. De acordo com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, essa fase da imunização, que prevê a vacinação de 77 milhões de pessoas, só vai acabar em setembro.
Isso significa que o Governo Federal não vai conseguir a meta prevista anteriormente, durante a gestão de Eduardo Pazuello. O ex-ministro havia afirmado que a vacinação dos grupos prioritários poderia ser finalizada em maio.
Portanto, a nova previsão revela que o Ministério da Saúde não vai conseguir honrar a promessa inicial, provocando o adiamento a conclusão dessa etapa da imunização. Consequentemente, a vacinação de outros grupos de brasileiros também foi afetada e ainda não há prazo para ocorrer.
Porque a vacinação dos grupos prioritários foi adiada?
Questionado sobre o motivo do adiamento, o Ministro Marcelo Queiroga afirmou que não é necessário ficar contando dose de vacina. Além disso, ele explicou que os atrasos nas entregas de fornecedores, como o consórcio Covax Facility, bem como os problemas na entrega das remessas de insumos utilizados na produção de vacinas atrapalharam o cronograma de imunização.
Apesar disso, Queiroga explicou que todas as pessoas que se integram os grupos prioritários devem receber a primeira dose da vacina contra COVID-19 até a 1ª quinzena de julho. No entanto, o prazo para concluir a vacinação é setembro, porque o intervalo entre as doses da vacina de Oxford/Astrazeneca é de até 3 meses.
Vale ressaltar que o Ministério da Saúde não está divulgando a atualização do cronograma de entregas de vacinas para os estados, o que impede que os gestores públicos, especialistas e jornais tenham acesso a essa informação. Marcelo Queiroga que o cronograma “será atualizado dentro do prazo estabelecido”.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18