Siga-nos

Covid-19

Espanha: 300 mil doses de vacinas abaixo do esperado

A farmacêutica estadunidense, Janssen, suspendeu a entrega do soro na Europa…

Publicado

em

Vacina Contra Covid-19

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha | Imagem destaque: Presidente da Espanha, Pedro Sanchez, no Congresso para garantir a campanha de vacinação | Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde da Espanha comunicou na terça-feira (13) aos governos dos Estados que não receberão as 300 mil doses da vacina contra Covid-19 da Janssen como estava previsto. Estas vacinas iam se destinar ao grupo de idade entre 70 e 79 anos, depois da decisão da farmacêutica estadunidense de suspender a entrega do soro na Europa.

Uma decisão que foi tomada pela companhia depois da suspenção cautelar ordenada pelos Centros para Controle e a Prevenção de Enfermidades dos Estados Unidos e a Administração de Drogas e Alimentos, depois da constatação de seis casos de tromboses “raros e graves”. Uma mulher faleceu e outra permanece em estado grave.

Segundo Explicou o doutor Peter Marks, responsável pela avaliação biológica e investigação da Administração de Drogas e Alimentos, os casos registrados com efeitos adversos sofreram um tipo raro de tromboses cerebral.

O Centro de Controle dos Estados Unidos de Prevenção de Enfermidades, pediu à população que já se vacinou nas últimas semanas que vigiem seus sintomas e procurem um médico caso tenham dores fortes de cabeça, dificuldades para respirar ou dores em uma das pernas.

A Agencia Europeia de Medicamentos (EMA), informou que está “investigando”, todavia, os casos de trombolismos detectados nos Estados Unidos depois da vacinação com a Janssen e advertiu que “atualmente não está claro se existe uma associação direta” entre a vacina e estes atestados.

Espanha está averiguando de que forma esta decisão de suspender a vacinação afetará o processo, uma situação que será esclarecida pela Ministra da Saúde e os conselheiros estaduais sanitários.

Ao comparecer no Senado, a Ministra insistiu em dizer que o objetivo “não é outro, que lograr a imunização coletiva até o final de agosto” e destacou que a estratégia de vacinação “é uma das grandes fortalezas que tem a Espanha para ir a um ritmo cada vez melhor”. Espanha foi um dos países que participou com oito hospitais nos ensaios clínicos da vacina.

A margem desta vacina da Janssen, os últimos dados aportados pelo Ministério da Saúde indicam que quase 8 milhões de pessoas na Espanha, uns 17% da população, já receberam pelo menos uma dose de algumas das vacinas disponíveis.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Fala Barreiras