Vida e Saúde
CONFRATERNIZAÇÃO X GESTAÇÃO:
Especialista aponta os cuidados para que as gestantes possam aproveitar o momento sem prejudicar a saúde
Ginecologista e obstetra fala sobre os riscos do consumo de álcool durante gestação e ressalta os cuidados necessários durante a confraternização…


A prática de beber durante a gravidez é um fator de risco para o desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal | Foto: Grupo Cuidar
Após anos tão difíceis impactados pela pandemia, chega o momento de confraternizar, e dessa vez com um pouco mais de flexibilidade. Já que com o avanço da vacinação é possível se reunir. Mas, apesar da oportunidade de comemorar mais um ano, as gestantes em especial precisam redobrar os cuidados. De acordo com informações da Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu um alerta sobre o consumo de álcool na gravidez. A prática é um fator de risco para o desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que pode levar deficiências físicas e distúrbios de neurodesenvolvimento.
A ginecologista e obstetra Dra. Carolina Curci, especialista em Reprodução Humana fala sobre os cuidados necessários com as festas de final de ano.
“Precisamos pensar no que realmente importa nesse momento, e priorizar o nosso bem maior. Apesar da flexibilização, ainda estamos numa pandemia, então a higienização das mãos, o uso correto de máscaras e o distanciam ento ainda fazem parte da rotina, e claro, obrigatoriamente das gestantes. Além disso, bebida alcóolica e gravidez não são compatíveis, então podem pular essa parte do cardápio”
A profissional ressalta que a ingestão de álcool durante a gravidez é extremamente prejudicial, e que não existe dose segura, por isso alerta sobre como confraternizar de maneira segura e divertida:
– Primeiro converse com a empresa para que o local para a confraternização seja um ambiente que possua circulação de ar, o ideal que seja em um ambiente aberto.
– Na hora de escolher os comes e bebes, preste atenção na composição para não consumir nada que seja a base álcool, ou com temperos fortes que possam causar mal-estar.
– Não esqueça de pedir uma garrafinha de água, a hidratação é fundamental, principalmente com o calor.
– Fique à vontade e divirta-se. Pois, com a chegada do bebê a rotina irá mudar.
“É importante ressaltar que é preciso bom senso, segurança e saúde”, finaliza.
Sobre a Profissional:
A Dra. Carolina Curci atua com Ginecologia, Reprodução Humana e Obstetrícia, formada pela universidade de Marília no Conjunto Hospitalar Mandaqui, cursou Dermatologia Estética na ISMD e Reprodução Humana no Gera/UNIP. Suas especializações sempre foram voltadas a áreas relacionadas à saúde da mulher desde estética ao pré-natal. Hoje é diretora técnica da Clínica Curci, onde atende gestantes de 18 a 55 anos, mulheres tentantes e que buscam acompanhamento ginecológico.
Eduardo Domingos | Edoo Comunicação
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18