Siga-nos

Vida e Saúde

Como usar o fio dental corretamente: O que não te contam sobre o hábito

Aprenda de uma vez por todas como usar o fio dental corretamente. Saiba o que dizem os especialistas sobre o assunto.

Publicado

em

Foto: Freepik

O uso do fio dental é um hábito essencial da rotina de higiene bucal, que assim como a escovação dos dentes precisa de cuidado e dedicação. 

No entanto, muitas pessoas por não saberem a importância ou como usar o fio dental corretamente, deixam de usá-lo com a frequência, deixando a boca um ambiente favorável para doenças bucais.
Neste artigo, listamos alguns pontos fundamentais para você entender como o usar fio dental corretamente e principalmente, por que você deveria usá-lo diariamente. 

Por que usar fio dental?

Antes de mais nada, é importante dizer que o fio dental é o responsável por remover a placa bacteriana formada pelos restos de alimentos na boca, onde a escova de dentes não consegue alcançar facilmente. 

Tendo em vista que o acúmulo dessa placa bacteriana pode causar cárie, tártaros e inflamações na gengiva, o uso é totalmente recomendável por dentistas.

“O fio dental complementa a escovação dos dentes e precisa acontecer diariamente, após as refeições. 

Por fazer uma limpeza sob a gengiva e entre os dentes, o uso pode prevenir mau hálito e uma série de doenças bucais”, afirmou a Dra. Gabriela Prado, dentista da SouSmile, marca de alinhadores invisíveis.

Tipos de fio dental

O mercado odontológico trabalha atualmente com dois tipos de fios dentais de nylon, os com múltiplos filamentos e com apenas um filamento, podendo ser encerados ou não.
Os fios dentais feitos com multifilamento, ou seja, composto de muitas fibras de nylon, normalmente costumam rasgar ou não ter tanta resistência quanto o outro tipo. 

Isso porque este tipo de fio dental, também chamado de PTFE, tem maior capacidade de deslizar entre os dentes, mesmo quando não há muito espaço.

Qual tipo de fio dental ideal?

Ao ler sobre os tipos de fio dental, você deve estar se perguntando qual o tipo de fio dental ideal para o seu sorriso.

Embora existam diferenças como fios mais lisos, mais finos ou mais grossos, todos os tipos se utilizados de acordo com as recomendações do dentista tem sua eficácia comprovada na remoção de placas bacterianas e resíduos de alimentos.

Deste modo, cabe ao indivíduo escolher o mais adequado para su as necessidades. Pessoas com dentes mais afastados, por exemplo, costumam usar fios mais grossinhos para limpar os restos de alimentos.

Quando devo usar fio dental?

O mais recomendado pelos dentistas é que o fio dental seja utilizado de preferência antes da escovação dos dentes e depois das refeições. 

Apesar da escovação ser indicada após todas as refeições, o uso do fio dental tem a recomendação de uma vez ao dia, na escovação noturna, ou seja, antes de dormir.

Como usar o fio dental corretamente?

Saber como usar o fio dental corretamente pode ser determinante para a sua saúde bucal, sendo assim preste atenção nas dicas a seguir. 

Em primeiro lugar, enrole um pedaço do fio dental de cerca de 40 centímetros, ao redor dos seus dedos médios, deixando assim um espaço de cerca de dez centímetros entre os dedos.

A partir disso, segure o fio dental entre o seu polegar e o indicador das duas mãos e comece a fazer movimentos gentis e leves entre os dentes, para cima e para baixo.

Com delicadeza, vá até a base do seu dente, ultrapassando ligeiramente a linha da sua gengiva.
É super importante não usar pressão nesse momento, assim como na escovação dos dentes. Afinal, a gengiva é uma parte sensível do nosso corpo. Caso faça movimentos bruscos, você pode machucá-la.
Deslize o fio dental e sempre mude a parte dele ao ir para o próximo dente, para que os resíduos dos alimentos que estão por lá não migrem para outra região da boca. Para realizar a remoção do fio, use movimentos de trás para frente. 

E para quem usa aparelho dentário?

Quem está em um tratamento ortodôntico, o uso do fio dental é ainda mais indispensável, sobretudo para o aparelho fixo. Mas afinal, como usar o fio dental corretamente ao usar aparelho?

Saiba que neste caso para uma maior eficiência, são recomendadas ferramentas que ajudam você com o processo, como os chamados Passa Fio. 

Esse cuidado extra para quem usa aparelho é fundamental, principalmente porque com o aparelho pode ser mais fácil acumular placa bacteriana no sorriso, devido aos fios metálicos e os bráquetes. 

Uma opção de tratamento que visa maior facilidade nesse sentido é o aparelho transparente, ou chamado alinhador invisível. 

“Muitas pessoas optam pelo tratamento com o aparelho transparente justamente para ter mais praticidade na hora de higienizar o sorriso. Como ele é removível tanto para a hora das refeições, torna-se mais tranquilo para o paciente manter os hábitos de saúde bucal em dia”, afirma a Dr. Gabriela Prado, da  SouSmile, marca de alinhadores invisíveis.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras