Siga-nos

Vida e Saúde

COLESTEROL RUIM:
Alimentos que ajudam a reduzir o nível de seus exames

Publicado

em

A saúde é uma pauta altamente relevante para as pessoas, pois questões como colesterol ruim impactam significativamente a qualidade de vida dentro do curto, médio e longo prazo.

Por esse motivo, o apelo de médicos e demais profissionais da área é que os indivíduos desenvolvam uma rotina com hábitos saudáveis, focando na alimentação balanceada e também com a presença do esporte no dia a dia.

Aspectos como a herança genética influenciam o desenvolvimento de alguns problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e o colesterol ruim. No entanto, opções distintas de tratamento com esteira ergométrica com inclinação automática podem auxiliar.

O organismo pode levar um tempo para manifestar os sinais de que algo está errado ou o sujeito nem sempre identifica-os no primeiro momento. É essencial realizar consultas e exames médicos periódicos como forma de prevenção.

Por exemplo, o departamento de recursos humanos de uma empresa fornecedora do serviço de limpeza geral reconhece os efeitos que a saúde traz tanto na vida pessoal, quanto profissional dos colaboradores.

Vislumbrando acrescentar na qualidade de vida de seus colaboradores, pode-se mobilizar uma ação para estimular os funcionários a realizarem exames a fim de mapear possíveis problemas de saúde que passam despercebidos, como o colesterol alto.

É importante validar que as iniciativas em função dos cuidados da saúde devem partir de maneira individual, isto é, pela própria pessoa.

Com isso, pode-se afirmar que estabelecer uma rotina de bons hábitos é primordial para a saúde, tendo em vista os benefícios gerados para o combate ao colesterol e demais problemas acometidos.

Entenda como funciona o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura fundamental para o funcionamento do organismo. Entretanto, justamente por ser uma gordura deve-se estar atento para o índice de sua presença no sangue e no corpo.

Aliás, o equilíbrio é essencial em diferentes cenários, como no processo produtivo de cortador de batata frita industrial, onde os equipamentos devem estar devidamente calibrados para promover o bom funcionamento.

Em concordância, alguns especialistas na área da saúde relacionam o funcionamento do organismo com uma máquina produtiva. O corpo humano é repleto de terminações, células, hormônios e vitaminas as quais possuem funções distintas.

Apesar de determinadas partes do corpo possuírem maior relevância, como o coração e cérebro, todas as funcionalidades e terminações são indispensáveis para o funcionamento do organismo como um todo, isto é, o resultado final obtido pela “máquina”.

Manter o equilíbrio do corpo é essencial, pois garante que todas as partes efetivamente consigam cumprir com sua função.

Contextualizando com o colesterol e seu funcionamento, deve-se considerar que existem duas taxas de análise que indicam níveis bons e ruins de gordura no sangue.

O alto nível de gordura no sangue gera uma série de acontecimentos para o corpo, como a dificuldade de circulação no sangue, manifestação de doenças cardiovasculares e o acúmulo de gordura nas artérias.

Colesterol bom

O colesterol bom, ou índice HDL, atua com a retirada de moléculas de gorduras e demais toxinas nocivas ao corpo, conduzindo-as para o fígado e permitindo que o metabolismo cumpra com a função de eliminá-las do corpo.

Por possuir papel relevante na regulagem do organismo, o fígado é um órgão que deve ser tratado com atenção. Maus hábitos como o abuso de bebidas alcoólicas promove o desgaste e consequentemente a ausência de equilíbrio no organismo.

A iniciativa dos profissionais da área da saúde e órgãos reguladores da mesma pauta é conscientizar a população, expondo os malefícios que alguns alimentos e bebidas causam ao corpo no médio e longo prazo.

O consumo consciente é crucial, por isso, algumas empresas incluem rótulo de cerveja personalizado para demonstrar à população que é possível manter o equilíbrio no corpo mesmo sem dietas radicais.

Para que os níveis de HDL no corpo encontrem-se em taxas positivas, é preciso consultar um médico e buscar orientações. O valor recomendado e saudável em homens e mulheres é acima de 40 mg/dL.

Colesterol ruim

O colesterol ruim, ou LDL, também auxilia no bom funcionamento do corpo, considerando que este ajuda na formação dos hormônios, promovendo o equilíbrio no organismo de mesmo modo que o HDL.

Entretanto, a principal diferença entre essas duas taxas, é que a concentração de LDL elevada culmina na oxidação das células de gordura no corpo, favorecendo a formação de placas nos vasos sanguíneos.

O acúmulo de gordura no sangue coloca em risco a própria existência dos indivíduos, além disso algumas pessoas já nascem dentro do chamado grupo de risco, conforme alertam os médicos.

Uma análise do núcleo familiar é fundamental para averiguar se há riscos adicionais em detrimento do col esterol.

Outros fatores como a obesidade e tabagismo agravam os riscos de colesterol alto, deixando pessoas do grupo de risco mais suscetíveis ao acometimento por doenças cardiovasculares, diabetes e pressão alta.

A recomendação é que os níveis de LDL encontrem-se abaixo de 130 mg/dL para pessoas fora do grupo de risco, contudo , é fundamental a análise e indicação médica de maneira individual nesse sentido.

Conheça o papel da alimentação na saúde

A alimentação é capaz de melhorar e piorar consideravelmente a qualidade de vida das pessoas a depender do tipo do alimento ingerido, uma vez que os alimentos são a principal fonte de vitaminas e minerais do organismo.

Indo ao encontro da recomendação médica, se o intuito é promover a saúde visando a qualidade de vida no médio e longo prazo, é essencial que as pessoas invistam em alimentos naturais e não processados, como caixa de açaí 5 litros.

Além da substituição de alimentos, é necessário o investimento em alimentos que efetivamente sejam favoráveis para a saúde.

Se engana quem acredita que somente pelo fato de um alimento ser natural, ele é benéfico para a saúde. É preferível que as pessoas evitem consumir comidas processadas, devido ao alto teor de conservantes nocivos para a saúde.

Entretanto, mesmo os alimentos naturais podem prejudicar diferentes aspectos quando consumidos erroneamente. O colesterol ruim é o ponto mais sensível e afetado pela alimentação.

Uma vez sendo os alimentos as principais fontes de vitaminas as quais garantem o bom funcionamento do organismo humano, deve-se considerar que estes são o principal caminho para a garantia do bem-estar e qualidade de vida.

A má alimentação pode acarretar em uma série de malefícios na vida dos indivíduos, isso observando no curto, médio e longo prazo. Logo, é ideal ter em mente quais os alimentos que favorecem e pioram o colesterol.

Saiba quais alimentos consumir e evitar

Quando a pauta é alimentação, é importante validar que determinados alimentos são permitidos, mas que é fundamental manter um equilíbrio, isto é, consumi-los de forma moderada.

Ao observar determinados alimentos como as frutas vermelhas secas, entende-se que estes são benéficos para o organismo, uma vez que as frutas possuem origem natural e em suma, não possuem conservantes.

Assim, ao realizar mudanças na alimentação de maneira independente, muitos indivíduos acabam prejudicando a saúde devido ao excesso de determinados alimentos, inclusive, os que afastam o propósito de regular o colesterol. 

1. Laticínios

Os laticínios são alimentos processados que em sua forma natural já possuem gordura, no entanto, ao longo do processo produtivo são acrescentados conservantes e demais ativos químicos que tornam a gordura ruim.

A recomendação é que sejam consumidos leite desnatado ou semi desnatado, iogurte desnatado, queijo branco fresco, ricota e requeijão light com moderação se a intenção é promover o bom colesterol.

Alimentos como o leite integral, creme de leite, manteiga e outros queijos são ricos em gordura, mas as que são maléficas para o corpo, uma vez que deve-se evitar tais alimentos para controlar o colesterol ruim.

2. Leguminosas

Os legumes também são um ponto de atenção na alimentação, pois embora sejam alimentos naturais, precisam ser consumidos com prudência.

O principal empecilho neste sentido, é o processo produtivo. Na cultura do país, não necessariamente todos os alimentos que nascem da terra vão direto para os supermercados e feiras.

As empresas submetem as leguminosas a processos para prolongar sua vida útil e validade, aliás, não somente os alimentos como também produtos, como avental personalizado confeitaria passam pelo acréscimo de agentes químicos.

A recomendação é que se evite leguminosas congeladas, enlatadas, liofilizadas, coco e amendoim. Devido ao alto teor de gordura, esses alimentos devem ser consumidos com prudência.

3. Pães e cereais

Pães e cereais são alimentos que devem ser ingeridos com atenção, considerando que estes podem favorecer o aumento dos índices de colesterol ruim no organismo.

Uma esteticista que realiza procedimentos auxiliares no combate à obesidade, confirma aos seus pacientes de criolipólise para emagrecer que além dos procedimentos estéticos, é indispensável pensar na reeducação alimentar.

A recomendação é que evite-se o consumo de pães e cereais no geral e, no caso da ingestão, dar preferência para alimentos como:

  • Granola integral;
  • Macarrão integral sem ovos;
  • Pães integrais;
  • Leguminosas.

Esses são alguns dos alimentos na categoria de pães e cereais que são indicados para consumo, mas cabe destacar que é essencial a realização de atividades físicas previamente ao consumo destes.

Considerações finais

A alimentação possui papel fundamental na sensação de bem-estar e qualidade de vida de todas as pessoas, aliás, os índices de colesterol podem ser melhorados a partir de uma rotina de bons hábitos estabelecida.

Contudo, o acompanhamento médico é crucial para a análise de condições de saúde, uma vez que estes profissionais são altamente qualificados para apoiar as pessoas no caminho à qualidade de vida.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras