Siga-nos

Vida e Saúde

CER II Aníbal Barbosa Filho promove encontro sobre o Dia Nacional dos Ostomizados em Barreiras

Publicado

em

Qualidade de vida e saúde humanizada são prioridades na Capital do Oeste. Para trazer mais informações sobre a Ostomia, a Secretaria de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, através do Centro Especializado em Reabilitação – CER II Aníbal Barbosa Filho, realizou na última semana um evento voltado para os pacientes ostomizados.

O diretor do CER II, Anderson Vian explica que paciente Ostomizado é a pessoa que utiliza um estoma, um orifício alternativo para manutenção do funcionamento de um órgão, como o intestino ou bexiga, para a eliminação de fezes e urina, realizado através de um procedimento cirúrgico chamado Colostomia ou Urostomia. O objetivo das atividades foi proporcionar um momento com orientações sobre direitos, inclusão e melhoria na qualidade de vida para assistidos e acompanhantes.

“Comemoramos no dia 16 de novembro o Dia Nacional dos Ostomizados, data que visa a conscientização e objetivo de mobilizar a população brasileira para conhecer, respeitar e combater o preconceito a pessoa ostomizada. Em Barreiras, preparamos muitas atividades com nossa equipe multidisciplinar, que visam a inclusão social e qualidade de vida no dia a dia dos pacientes”, disse o diretor Vian.

Conforme programação, os pacientes de Barreiras e região Oeste que recebem as bolsas de colostomia pelo CER II, foram acompanhados pelo diretor Anderson Vian, a coordenadora administrativa Geisa Schwambach e o coordenador ambiental Ronaldo Ursulino. Eles participaram de palestras, oficinas, orientações sobre a troca da bolsa, autocuidado com a pele e alimentação, musicoterapia, sorteio de brindes e ainda receberam mudas de árvores nativas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras