Siga-nos

Vida e Saúde

CÂNCER DE PELE:
Entenda como prevenir o tipo de câncer de maior incidência no Brasil

Veja o que o médico oncologista Dr. Diego Souza orienta sobre prevenção e tratamento dessa doença que afeta a população Barreirense.

Publicado

em

Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução Dr Diego Souza | Freepik

Com a chegada do verão, a pele demanda mais cuidados. Com mais exposição ao sol, a rotina de cuidados diários com a pele precisa ser ajustada e redobrada a fim de evitar riscos à saúde.

A exposição ao sol sem os devidos cuidados com a pele pode acarretar problemas agudos e crônicos, inclusive o câncer de pele. Principalmente nas regiões cujo sol predomina e, quando chega a estação do verão, período mais perigoso e de maior incidência de raios ultravioletas, causadores do câncer de pele, é importante tomar os cuidados necessários para prevenção.

O câncer de pele é o mais frequente no mundo e no Brasil e ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle. O do tipo melanoma (forma mais grave do tumor) ocorre mais raramente e pode levar à morte. Já o não melanoma (tumor maligno com baixa taxa de mortalidade) é mais frequente em ambos os sexos e menos grave, mas pode causar deformações no corpo. Ambos têm cura se descobertos logo no início.

Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer) , no triênio 2023-2025, serão registrados, por ano, nove mil novos casos de câncer de pele melanoma, e mais de 220 mil casos de câncer não melanoma. Do primeiro tipo, estima-se que 4.640 serão em homens e 4.340 em mulheres. Já do segundo, 101.920 registros ocorrerão em homens e 118.570 em mulheres. Os números podem aumentar ainda mais, caso os brasileiros não se previnam da maneira correta contra o sol, principal fator de risco para a doença. O lema do Dezembro Laranja para 2022 é “Não espere até sentir na pele”. A frase alerta sobre o fato de que muita gente ainda é displicente em relação aos cuidados preventivos.

Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução Freepik

Em Barreiras, o Médico Oncologista Clínico Dr. Diego Souza, que atua na Clínica AMO e no Hospital do Oeste (HO) alerta para a prevenção do câncer de pele e orienta sobre os cuidados necessários para diminuir os riscos.

 “Em Barreiras não conseguimos determinar exatamente o número de casos, mas por experiência da prática, posso falar que eles são muito frequentes, até porque temos uma população de um fototipo de pele clara, e isso é um fator de risco reconhecidamente visto nas pesquisas e que por termos uma presença de pessoas de pele clara na região a gente tem uma incidência muito grande sim de câncer de pele.

Conforme o médico, toda a prevenção está relacionada com a exposição ao sol, então quanto menos exposição ao sol, menor a chance de desenvolver câncer. “Para prevenir a gente tem que prevenir a exposição solar e dessa forma a gente tem que cobrir a pele com camisas, com aparatos como chapéu, de preferência chapéus que cubram também as orelhas, porque é uma região que também sofre com muita incidência solar e coberturas como calças e outros

, orienta Dr. Diego

Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução Freepik

A prevenção contra o câncer de pele pode ser feita diariamente e de forma simples. “Para exposição em ambientes de lazer, as camisas com proteção UV, juntamente com os protetores solares trazem uma boa proteção e a exposição solar deve seguir os horários de menor incidência, que em geral é até 10 horas da manhã e após 17 horas. Existe a regra da sombra também, quando a sua sombra for maior do que a sua altura, esse é um horário com menor incidência de luz solar”, acrescenta o médico.

Para pacientes que já suspeitam de serem portadores desse tipo de Câncer, podem contar também com profissionais aqui em Barreiras, município do Oeste da Bahia, para ser diagnosticado e dar início ao tratamento adequado, caso confirmado. As suspeitas começam com lesões, manchas ou pintas incomuns na pele, quando isso acontece, por onde começar? O profissional que dará início ao diagnóstico é o Médico Dermatologista.

“O Dermatologista pode iniciar o tratamento avaliando a lesão, se é pré-câncer ou se já é uma lesão cancerígena, ele por vezes, pode retirar essa lesão já com o intuito curativo e o intuito diagnóstico e por vezes, quando as lesões são maiores, é necessário outro tipo de profissional, como um Cirurgião Plástico, Cirurgião de Cabeça e Pescoço ou um Cirurgião Oncológico que possa retirar essas lesões, conclui Dr. Diego Souza.

Vale destacar que a campanha do Dezembro Laranja tem como objetivo conscientizar e prevenir o Câncer de pele no Brasil e no mundo, é importante não esperar até sentir na pele, a prevenção é, de fato, o melhor remédio. Portanto é recomendável consultar um dermatologista ao menos uma vez por ano para fazer um mapeamento corporal generalizado e identificar possíveis riscos.

Visited 1 times, 1 visit(s) today