Siga-nos

Vida e Saúde

Cajá: conheça os benefícios da fruta para a saúde

Rico em nutrientes, alimento é típico do nordeste brasileiro e muito utilizado para preparação de sucos e iogurte

Publicado

em

Com um sabor levemente ácido e aromático, o cajá é conhecido também como umbu-cajá, cajá-miúdo, taperebá ou acajá. A fruta típica do nordeste brasileiro é rica em nutrientes e se consumida com regularidade oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a promover saúde e bem-estar.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Fabiana Freire, o cajá tem boas quantidades de fibras, o que ajuda a controlar a fome e promove a perda de peso, além de prevenir a diabetes. “A fruta tem uma boa quantidade de vitamina C, taninos, flavanoides, carotenoides, magnésio, potássio, por isso, é tão boa na prevenção de doenças”, ensina.

Consumir o cajá regularmente ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, induz o bom funcionamento do intestino e promove a saúde da pele porque a fruta combate os radicais livres. “Por ter boa quantidade de fibras, ela diminui a velocidade de absorção do açúcar no sangue o que é ótimo para quem tem predisposição a diabetes porque controla os níveis de insulina e glicose”

, explica Fabiana.

Além desses benefícios, ainda ajuda na prevenção da anemia por causa da vitamina C que melhora a absorção de ferro das carnes e dos vegetais. Ela também ajuda no combate ao câncer. “Tudo isso acontece por causa das propriedades desse alimento. Indico sempre consumir in natura, pode ser na forma de suco, mousse ou iogurte, mas sempre com cuidado no modo de preparo para tentar ter uma alimentação mais balanceada”, finaliza.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras