Siga-nos

Vida e Saúde

Antibióticos podem causar cárie?

Publicado

em

antibióticos

É comum que alguns termos técnicos possam acabar afastando algumas pessoas que precisavam de algum esclarecimento. Diante disso, algumas dúvidas importantes podem acabar sem resultado. Uma delas é se antibióticos podem causar cárie.

Há uma série de questões médicas que dia a dia vão sendo esclarecidas no ambiente digital a partir de artigos de pessoal especializadas.

Isso é importante de ser dito, uma vez que também existem uma série de artigos sensacionalistas que podem desinformar os pacientes.

Por isso, é preciso ficar de olho em quais são os sites mais recomendados para tratar esse tipo de assunto. 

A partir disso, é possível entender, por exemplo, qual a eficácia de um remédio homeopático para cãibras.

Na verdade, esse é um dos momentos mais célebres da humanidade, uma vez que a informação está cada vez mais democratizada.

Isso é fundamental para que não se incida em uma série de equívocos, sobretudo no que tange aspectos médicos.

Contudo, é importante salientar que apesar dessa gama de informações disponíveis, nada disso substitui um profissional da área.

O autodiagnóstico pode acabar incidindo em automedicação e levar a complicações mais graves.

É procurando uma clínica especializada que, por exemplo, o médico irá receitar um medicamento manipulado para ganhar peso.

Nesse sentido, a facilidade está em encontrar o especialista e, também, na contratação da farmácia de manipulação.

Partindo desses pontos, é importante salientar quais práticas não devem ser consideradas saudáveis para esse meio.

  • Recomendação de medicação;
  • Não orientar o paciente a procurar uma médico;
  • Diagnósticos atravessados;
  • Práticas milagrosas de cura.

Esses são alguns elementos que o paciente deve encarar com certa desconfiança na hora que estiver lendo uma matéria informativa. 

Há uma série de outras medidas que também vão nessa mesma linha e que, via de regra, precisam acender uma luz vermelha na cabeça.

Se há a recomendação de uma medicação de forma taxativa como se fosse um diagnóstico, isso tem que ser encarado de forma suspeita.

Logicamente, nem tudo é uma regra, mas é preciso ter certos cuidados com as dinâmicas do ambiente digital.

Pode ser muito comum que pessoas procurem algumas matérias para esclarecer dúvida de foro íntimo.

Por se tratar de assuntos delicados, muitas vezes, as pessoas acabam recorrendo a esse tipo de recurso.

Porém, a busca, por exemplo, por uma consulta com um médico urologista impotência acaba sendo fundamental para que não haja nenhum tipo de automedicação.

Por mais crível que seja o conteúdo, ele precisa ter a orientação de que o paciente precisa procurar um profissional.

Além disso, todo mundo já acabou fazendo a pesquisa de algum sintoma em um mecanismo de busca e ele forneceu alguma matéria dizendo que aqueles sinais representavam alguma doença muito mais grave do que ela de fato era.

Esses são os diagnósticos atravessados que precisam ser tratados com toda atenção possível.

Por fim, é preciso fugir de práticas que podem oferecer algum tipo de tratamento milagroso para um problema.

Muitas vezes, algum tratamento com certos elementos para calvície, por exemplo, pode atrapalhar mais do que ajudar.

Nesse sentido, contratar um serviço de prótese de cabelo pode resolver o problema de forma muito mais objetiva.

O que são antibióticos?

A partir de um panorama geral sobre responsabilidades médicas, já é possível seguir com alguns apontamentos sobre os antibióticos.

Esses medicamentos estão presentes na vida humana há menos de um século e já são o carro chefe para o tratamento de diversas doenças.

Na verdade, a sua descoberta em 1928 garantiu que uma série de enfermidades que não tinham cura fossem tratadas de forma simples.

Sua função é baseada no combate a infecção intensificada por microrganismos que vão estabelecendo suas colônias.

Antes de sua fabricação, pessoas com esse tipo de doença acabavam padecendo de diversas complicações que esse tipo de enfermidades podia trazer.

Recursos medicinais como esse podem ajudar e mudar os rumos dos tratamentos de doenças.

Elementos simples como uma sonda nasogástrica tubo de alimentação pode resolver uma série de entraves e complicações causadas por alguns problemas.

O uso de antibióticos pode causar cárie?

A resposta para esse tipo de questionamento é a mais simples possível: não há relação do antibiótico em si com a contração de cáries.

Essa é uma crença muito difundida por conta de algumas lesões que podem ser apresentadas nos dentes de quem usa muito antibiótico, sobretudo crianças.

Isso se dá por uma série de fatores, mas o principal deles é a presença de tetraciclina na posologia de crianças com os dentes em formação.

O que é tetraciclina?

A tetraciclina é um antibiótico que tem o objetivo de combater alguns tipos de infecções, indo de otite média até doenças sexualmente transmissíveis.

Sua venda é feita apenas sob prescrição médica e precisa ser usada de acordo com a posologia da bula.

Ela é o elemento responsável por algumas lesões que fundamentam o mito de que antibióticos causam cárie.

Se utilizada de forma constante em crianças com a formação dentária em curso, manchas podem aparecer nos dentes.

Por isso é importante ter em mente esses efeitos e buscar um profissional para fazer o acompanhamento do tratamento.

Modo de uso do antibiótico e sua relação com a cárie

O que pode causar cárie no uso de antibiótico não é nada que tenha relação com sua composição.

A aplicação de açúcares ou elementos ácidos para deixá-los palatáveis para criança pode vir a causar danos nos dentes.

Isso ocorre, sobretudo, por conta de sua administração periódica e, no caso de tomá-los de madrugada, isso pode significar uma certa negligência com a higiene bucal.

Nesse sentido, os antibióticos acabam funcionando como qualquer tipo de doce que acumula açúcar nos dentes e atrai cárie.

Como clarear os dentes e tirar manchas

Assim como uma empresa precisa contratar profissionais para fazer o controle de acesso físico dentro de um ambiente, um profissional da odontologia precisa ser consultado para esse tipo de ação. E existem alguns exames que eles farão para ter controle da situação.

Gengivas saudáveis

Antes de qualquer coisa, esse profissional se dedicará a compreender quais são as sensibilidades daquele local.

Manter as gengivas saudáveis, na verdade, é o que tornará a aplicação dos elementos clareadores seguros.

Investigar os danos 

É essencial entender quais são as razões daquelas lesões na superfície do dente. É fato que a tetraciclina é um agente causador de manchas, mas não é o único.

Há uma série de situações que podem causar problemas estéticos e físicos na estrutura dentária. Por isso, não há como agir achando que o problema é um sendo que ele tem outra origem.

Evitando cáries

Agora que já está esclarecido como o clareamento de manchas causadas por tetraciclina pode ser feito, é preciso entender como evitar as cáries dos açúcares dos antibióticos.

Escovação

Pode se caracterizar em uma situação desconfortável ter que levantar no meio da madrugada para escovar o dente depois de uma experiência desagradável com o sabor do antibiótico.

Contudo, é fundamental que essa seja uma regra quando o assunto for tomar esses medicamentos cheio de açúcares durante um longo período.

Consulte um dentista

É recomendável, nesse sentido, que os pais levem seus filhos ao dentista regularmente para que não se incida em cárie. O antibiótico pode, de fato, criar um hábito de acúmulo de açúcar, mas não é o único fator.

Nesse sentido, o dentista, até de maneira lúdica, pode fornecer de brinde uma caneta personalizada com nome gravado para que aquele paciente anote suas escovações diárias.

Garantir que essa experiência seja lúdica pode, também, evitar um dos grandes empecilhos para tratamentos dentários que muitas crianças e adultos possuem, o medo do dentista.

Fio dental

Essa é uma dica que vale tanto para adulto quanto para crianças, afinal de contas, nem todo mundo gosta de fazer o uso correto do fio dental.

Nesse caso, vale para os pacientes mais velhos anotar em suas agendas promocional essa prática para que não se esqueça.

Apesar de muito eficaz, não é todo lugar que a escova consegue atingir na hora da escovação. É nesse momento que o fio dental entra em cena.

Considerações finais

Todo artigo médico presente no ambiente digital precisa ter uma série de atenções na hora de considerá-lo como crível ou não.

Tendo isso em mente, é preciso entender quais são os efeitos dos antibióticos nas dinâmicas de concentração de cáries.

O uso desse tipo de medicamento é correto e não tem relação alguma com essa enfermidade dentária.

Contudo, quando há tetraciclina na base, isso pode prejudicar a formação dentária de crianças e, eventualmente, causar manchas.

Outro ponto importante de se levantar é que os açúcares presentes em suas composições para torná-los mais palatáveis podem, sim, causar cárie.

Isso se dá por conta do hábito de se tomar esse tipo de medicamento de madrugada e voltar a dormir sem escovar os dentes.

Ter em mente alguns hábitos para prevenir o surgimento de cáries acaba se tornando fundamental quando o assunto é açúcar.

Escovação e o uso de fio dental estão no topo da lista das ações que podem evitar esse tipo de doença indesejável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras