Siga-nos

Vida e Saúde

ABSCESSO DENTÁRIO:
Sintomas, causas e tratamentos

Publicado

em

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Freepik

O abscesso dentário provoca dores extremas aos indivíduos que têm esse problema. É uma doença bucal que requer cuidados especiais e que deve ser tratada rapidamente para evitar maiores complicações.

Muitas pessoas preocupam-se com a saúde dos dentes mas esquecem que um dos principais problemas bucais estão relacionados também com a gengiva, e que ela tem de estar saudável para consequentemente os dentes estarem. 

O surgimento dos abscessos dentários estão relacionados com a complicação de doenças bucais como a cárie, deixando com que a infecção chegue na raiz do dente. 

O abscesso dentário é formado por pus ao redor dos dentes, causando dores e incômodo. É imprescindível consultar um dentista para amenizar o problema e consequentemente fazer o tratamento correto.

Muitas pessoas que possuem lente de contato dental, por exemplo, por estarem com dentes brancos e alinhados tendem a relaxar na higiene bucal, podendo causar problemas como o abscesso dentário.

O que é abscesso dentário? 

O abscesso dentário é provocado por bactérias que podem causar uma quantidade de pus ao redor do dente infectado. Geralmente essa substância fica ao redor do dente ou na ponta da raiz dentária. 

Em muitos casos pode ocorrer inchaço em decorrência da quantidade de pus nos dentes, que podem causar um desconforto e dores no local.

Suas causas estão relacionadas com o tratamento inadequado ou não realizado propriamente, além de problemas como cáries, dos quais podem aparecer também após uma fratura dental que facilita a entrada de bactérias na polpa dentária.

Além da cárie não tratada, outro problema que pode causar o abscesso dentário é a periodontite – infecção do periodonto – onde pode alcançar a parte interna da gengiva, infeccionado e causando dor.

Pessoas que possuem facetas de resina, por exemplo, devem redobrar a higiene para evitar problemas dentais, pois todo procedimento feito é necessário que a higiene seja adequada para evitar infecções.

Quais sintomas do abcesso dentário? 

Podem surgir diversos sintomas dependendo da gravidade do abscesso dental, e umas principais são: 

  • Inchaço no rosto e na região afetada;
  • Dores fortes;
  • Incômodo ao mastigar; 
  • Sangramentos; 
  • Pus acumulado ao redor dos dentes.

Caso perceba esses sintomas é necessário ir a um dentista de urgência para dar início ao procedimento de tratamento do abscesso dentário. 

Geralmente seus sinais começam de forma sutil, de forma lenta, e pode ser prevenido a complicação se o indivíduo ir ao dentista frequentemente. 

Como dito anteriormente, pessoas que possuem lente nos dentes precisam manter mais cuidado com a higienização para evitar complicações dentárias. 

Quais as causas do abscesso dentário? 

Algumas doenças bucais não tratadas, como uma cárie antiga, leva à inflamação da polpa dentária e pode fazer com que surja um abscesso dentário. 

Outros problemas como fratura dental também permite que bactérias se infiltrem na raiz do dente levando a o aparecimento dessa doença bucal, causando inchaço e dor. 

A faceta dental, por exemplo, necessita de cuidados específicos de escovação dental, podendo passar despercebido uma cárie, levando a complicações. Por isso é necessário visitar o dentista periodicamente.

Quando se deve procurar o dentista? 

Caso você apresente sintomas como inchaço, pus e sangramento gengival é essencial procurar um dentista.

Esses sintomas são devido a complicação do problema e, caso os sintomas incluam febre, é necessário procurar um médico imediatamente. Tais sintomas podem indicar que a infecção possa estar se espalhando.

Para se livrar das dores causadas pelo abscesso dental é necessário um tratamento odontológico.

Há casos de o abscesso dental se romper aliviando a dor, com isso muitas pessoas deixam de ir procurar tratamento, causando piora do quadro e levando até mesmo à infecção generalizada.

Qual o tratamento para os abscessos dentários? 

O tratamento do abscesso dentário envolve a drenagem do mesmo contendo a infecção e o eliminando. 

O dente pode ser tratado e salvo caso seja feito um tratamento de canal, assim não precisando removê-lo. 

Não se deve deixar um abscesso dentário sem tratamento, pois ele pode levar a problemas mais sérios e dos quais são fatais.

Geralmente, em casos de abscesso dentário, o profissional irá indicar um tratamento de canal para salvar a perda do dente e retirar a polpa infeccionada. 

Em casos que não há solução, poderá ser feita a extração do dente afetado e uso de antibióticos para conter a infecção. 

No pós-tratamento o profissional poderá indicar bochechos com água morna e analgésico para aliviar o desconforto que o abscesso trouxe, durante o tempo que estava na boca do indivíduo.

Caso possua faceta em resina o cuidado terá que ser ainda maior no pós tratamento, para evitar que possa acontecer o mesmo em outros dentes.

Cuide da higiene bucal com fio dental, pasta com flúor e faça consultas periódicas com o dentista, evitando problemas bucais. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras