Siga-nos

Turismo

Mergulhe nestas sete piscinas naturais incríveis pelo Brasil

Essas piscinas são criadas pelo acúmulo das águas ou pela erosão das pedras, entre outros fatores, e têm a vantagem da filtração natural da água…

Publicado

em

Piscinas naturais

Imagem destaque: Maragogi em Alagoas | Foto: Reprodução Facebook Maragogi/Alagoas

Voltadas para montanhas, margeadas por um mar ondulante ou escondidas em dunas tranquilas, além de suas e águas transparentes e calmas, estas piscinas naturais oferecem algumas das mais belas vistas da natureza.

As piscinas naturais são, como o nome sugere, lagoas de água que se criam naturalmente, ou seja, em nenhum momento houve interferência do homem na sua construção. Essas piscinas são criadas pelo acúmulo das águas ou pela erosão das pedras, entre outros fatores, e têm a vantagem da filtração natural da água.

Poder desfrutar de uma piscina natural é um verdadeiro luxo, principalmente se você gosta de viajar e é um amante da natureza. Então é hora de colocar no seu roteiro algumas das piscinas naturais mais perfeitas para relaxar e se refrescar, espalhadas por vários destinos turísticos brasileiros.

Veja onde encontrar algumas das mais belas piscinas naturais do território nacional

01 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão

Localizado na Região Nordeste, o soberbo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reserva uma das paisagens mais incríveis do mundo. Infinitas dunas de areias brancas circundam piscinas naturais formadas pelas águas das chuvas, que se definem como um verdadeiro capricho da natureza.

02 – Chapada dos Veadeiros – Goiás

Este vasto parque nacional, crivado de pedras de quartzo e cristais que se acredita terem propriedades curativas, também conta com refúgios de águas naturais excepcionais. Na piscina formada em frente à Cachoeira das Pedreiras os visitantes podem reabastecer sua alma simplesmente tomando banho enquanto apreciam o cenário único. O apropriadamente chamado “Vale da Lua” é uma formação rochosa sobrenatural, onde milhões de anos de corrosão distorceram este antigo leito de rio em depressões e fossos acidentados, uma verdadeira joia escondida na natureza.

03 – Parque Nacional da Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina é um vasto parque nacional localizado no centro do estado da Bahia. Formado por planaltos e profundos desfiladeiros, a região abriga um complexo ecossistema com várias espécies endêmicas. Embora isso seja impressionante, o ponto alto do lugar são as lagoas de caverna – entre as quais está a apropriadamente chamada Poço Encantado – de água translúcida com um tom de azul vibrante e único, possível de ver apenas em determinado período do ano, quando a luz natural do sol entra por uma fenda e reflete nas moléculas de água. Esta piscina, especificamente, não permite o banho, mas existem outras na região onde os visitantes podem aproveitar o frescor das águas que brotam das cavernas e caem de cachoeiras, para experiências inesquecíveis.

04 – Maragogi – Alagoas

No litoral do Nordeste está a região conhecida como “Caribe brasileiro”, com suas praias paradisíacas e piscinas naturais de águas calmas e transparentes, com tons de azul-esverdeado. Considerado um dos destinos mais bonitos do Nordeste e com fama internacional, as piscinas naturais em Maragogi são formadas entre bancos de areia que se estendem mar adentro, até a barreira de corais. A atração se completa com a vista do fundo do mar, apreciada através de um mergulho com snorkel.

05 – Porto de Galinhas – Pernambuco

No litoral sul de Pernambuco mais um destino praiano tem como atrativo as piscinas naturais. Em Porto de Galinhas, estas formações são encontradas a poucos metros da areia, entre os arrecifes de corais. Os visitantes podem aproveitar para nadar junto às inúmeras espécies de peixes que se refugiam neste habitat natural.

06 – Bonito – Mato Grosso do Sul

Em Bonito, região que abriga o fabuloso Pantanal Matogrossense, está uma das mais belas piscinas naturais do Brasil, encontrada a 100 metros abaixo da entrada da Gruta do Lago Azul. Com águas translúcidas e azuladas, a superfície e o teto da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos, o que a torna uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeológico nacional. Não se sabe exatamente a profundidade dessa piscina natural, mas os 87 metros já foram alcançados. Acredita-se que existe um rio subterrâneo que alimenta o lago.

07 – Jericoacoara – Ceará

Nesta belíssima praia do litoral cearense está outra piscina de rara beleza – a incomparável Lagoa do Paraíso – com suas águas que misturam diferentes tons de azul e harmonizam com o colorido das redes e jangadas do lugar. Além desta piscina natural, a região é especialmente encantadora pelas formações rochosas e pelo pôr do sol nas dunas, dois cartões postais de Jericoacoara.

Fique em casa.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
1.Falabarreiras Notícias 01
2. Falabarreiras Notícias 02
3. Falabarreiras Notícias 20
4. Falabarreiras Notícias 42

Fala Barreiras