Siga-nos

Tecnologia

WhatsApp virou banco? Banco Central autoriza transferências bancárias pelo app

Em breve, os brasileiros terão acesso a um novo sistema de pagamento disponível no WhatsApp. Saiba quem poderá utilizar esse recurso!

Publicado

em

O Banco Central finalmente autorizou que o WhatsApp implemente um sistema de pagamentos vinculado ao aplicativo- o chamado WhatsApp Pay. A empresa do grupo Facebook aguardava esta autorização há 9 meses. Por isso, a permissão foi comemorada pelos usuários app, já que realizar pagamentos através do WhatsApp pode facilitar a vida de comerciantes e consumidores.

Entenda como esse sistema vai mudar a forma como você utiliza esse aplicativo de mensagens.

O que é o WhatsApp Pay?

O “Facebook Pagamentos do Brasil”, nome legal do sistema de transferências bancárias, foi aprovado como uma “iniciadora de pagamentos”. Isso porque esse sistema que será utilizado no WhatsApp – que será chamado de WhatsApp Pay – será utilizada apenas como plataforma para movimentação financeira.

Por isso, a Visa e a Mastercard é que serão responsáveis por realizar essas movimentações de dinheiro, tais como transferência, depósito, pré-pago e doméstico. 

Além disso, por ser uma iniciadora de pagamentos, o WhatsApp não tem autorização para conceder empréstimos e financiamentos aos usuários. Por esse motivo, não dá para dizer que o WhatsApp Pay vai funcionar como um banco.

Como vai funcionar?

Apesar dessa autorização, não é qualquer pessoa que poderá realizar movimentações financeiras pelo aplicativo. A princípio, somente usuários que têm cartões de débito ou crédito do Banco do Brasil, Nubank e do Sicredi, com bandeiras Visa e Mastercard, terão acesso a esse recurso.

Mesmo assim, o funcionamento desse recurso é um passo importante para o consumidor, que poderá autorizar que o banco no qual é correntista consiga realizar o pagamento diretamente com o vendedor, sem a necessidade de utilizar um intermediário ou a conta do próprio banco.

No entanto, a empresa ainda precisa fornecer mais detalhes sobre o funcionamento desse sistema de pagamento. Além das informações anteriores, os responsáveis pelo aplicativo apenas divulgaram que será cobrada uma taxa para realizar movimentações financeiras pelo app, mas não revelou o valor.

Quando o WhatsApp Pay comecerá a funcionar?

De acordo com o Banco Central, após a concessão da autorização de funcionamento, são as empresas que decidem quando o sistema deve ser implementado.

Em nota, o WhatsApp afirmou que está na fase final de trabalho no sistema e que vai divulgar mais detalhes assim que esse recurso estiver disponível no aplicativo. Por isso, é bom os usuários ficarem atentos!

WhatsApp.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras