Siga-nos

Tecnologia

Saiba como funciona pagamento no WhatsApp

Engana-se quem pensa que a plataforma disponibiliza apenas emojis e figurinhas! Agora, com a nova funcionalidade, o aplicativo se tornou mais interessante e respeitável…

Publicado

em

WhatsApp Pay

Um amigo pagou a sua parte na hora do lanche e chegou o momento de você devolver o dinheiro emprestado. Há diversas opções de pagamento online conhecidas como PIX, DOC ou mesmo o boleto, mas recentemente surgiu um novo meio fácil e prático: WhatsApp Pay.

Engana-se quem pensa que a plataforma disponibiliza apenas emojis e figurinhas! Agora, com a nova funcionalidade, o aplicativo se tornou mais interessante e respeitável.

O Brasil é o primeiro país a receber esse recurso! Segundo a empresa, o objetivo é apoiar o desenvolvimento econômico no País, facilitando a transferência de dinheiro entre os usuários. Não haverá cobrança de taxas e as operações serão habilitadas através de integração com o Facebook Pay, mas não é preciso ter conta no Facebook.

Mas como funciona o WhatsApp Pay?

O recurso funciona como uma transferência bancária tradicional (TED, DOC ou PIX, por exemplo): o dinheiro sairá da conta de quem enviou, sendo depositado na conta da outra pessoa – como um cartão de débito.

Para as empresas, o pagamento pode ser enviado à fatura do cartão de crédito dos clientes, como uma compra feita pela internet, mas o estabelecimento pode ser pago pelo débito, se preferir.

Para quem tiver conta pessoal, a empresa manterá o limite de mil reais por transação, podendo ser realizadas até 20 transações, porém os valores de transferência não podem ultrapassar R$5 mil por mês.

Os usuários precisarão configurar um PIN (senha) que será usado em cada transação, mantendo a segurança dos pagamentos. As transferências aparecerão no extrato do seu banco como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -WA”, seguido pelo nome de quem recebeu o dinheiro.

Você poderá fazer as transferências pelo WhatsApp Web ou WhatsApp para computador, caso prefira.

Quais são as vantagens de pagar pelo WhatsApp?

As transferências feitas pelo WhatsApp serão imediatas!

Para quem utiliza o WhatsApp Business, as vantagens incluem:

• Selo de verificação de confiabilidade
• Ferramentas de automação de processos
• Classificação de mensagens
• Agendamento
• Análise de métricas
• Respostas automáticas
• Integração com chatbots

Quais formas de pagamento são aceitas pelo WhatsApp?

Você poderá fazer o pagamento pelo cartão de débito, pré-pago ou combo com bandeiras Visa, ou Mastercard. Os bancos que estão participando no momento são:

• Nubank
• Banco do Brasil
• Banco Inter
• Bradesco
• Itaú
• Mercado Pago
• Next
• Sicredi

A organização tem planos de aceitar cartão de crédito, porém o Banco Central ainda não autorizou o procedimento. Mas, caso seja aprovado, os cartões poderão ser usados apenas para pagar empresas que usam o WhatsApp Business.

Como cadastrar uma forma de pagamento no WhatsApp?

Antes de tudo é preciso verificar se o seu smartphone é Android ou iOs. Agora vamos ao passo a passo:

  1. Abra a conversa que deseja fazer o pagamento e selecione o ícone de anexos “Pagamento”.
  2. Escolha em seguida a opção de pagar, digitando o valor desejado. Você também poderá informar uma descrição.
  3. Escolha o método de pagamento, cadastrando o cartão escolhido e preenchendo com suas informações pessoais. Aceite os termos do Facebook Pay e crie um PIN (senha) de segurança.
  4. Escolha o cartão atual ou adicione um novo método de pagamento.
  5. Você retornará à tela de confirmação, tocando em “Pagar”. Digite o PIN ou use a biometria para concluir o pagamento.

*após a primeira transferência não será necessário cadastrar o método de pagamento novamente.

Fazer pagamentos pelo WhatsApp é seguro?

WhatsApp Pay

As informações sobre pagamentos são repassadas aos bancos, ou seja, as transferências não podem ser protegidas com criptografia de ponta-a-ponta, porém a empresa certifica que os dados fornecidos são armazenados em uma rede completamente segura.

Para te dar uma segurança extra, o Facebook recomenda ativar a autenticação em dois fatores, como também o reconhecimento facial e biométrico ao abrir o aplicativo.

Como evitar golpes ao fazer as transferências?

Para evitar que seus dados sejam vazados ou que transações não autorizadas sejam feitas em sua conta, tome alguns cuidados, como ativar a confirmação em duas etapas e claro, não compartilhar o seu PIN e senha de cartões com outras pessoas.

O que achou da novidade? Deixe nos comentários!

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras