Siga-nos

Tecnologia

Saiba como a Blockchain funciona e para que serve

Publicado

em

A Blockchain é uma tecnologia fundamental para o funcionamento das criptomoedas. Ela apareceu junto com a Bitcoin e também foi desenvolvida por Satoshi Nakamoto – o pseudônimo responsável pela criação da criptomoeda.

Entretanto, com o tempo, se viu que essa tecnologia vai muito além das criptomoedas, ganhando cada vez mais importância nas transações financeiras. 

O que é blockchain?

A blockchain possibilitou a criação da primeira criptomoeda, a Bitcoin. Além disso, também é fundamental para o funcionamento das moedas Ether e Litecoin.

Ela é uma rede com blocos que vão se encaixando para montar um verdadeiro fluxo de transações. Entretanto, é preciso compreender um pouco mais sobre o seu funcionamento para entender como se dá o movimento desse fluxo em relação às transações financeiras.

O funcionamento da blockchain

Podemos pensar o blockchain como várias linhas que estão espalhadas pelo mundo inteiro. Essas linhas possuem nós que as conectam. Esses nós são feitos da junção dessas linhas. 

Assim, se dermos o nó entre duas linhas, temos tanto um pouco da linha anterior, como da linha nova. 

É a mesma coisa com o blockchain, só que em nível de código. Imagine que esses nós são compostos por um código e pelo código da linha anterior. 

Assim, como se trata de duas linhas unidas por um nó, uma pessoa que tentar quebrar essa união precisará descobrir tanto o código de uma linha como de outra. Isso torna a blockchain uma tecnologia muito mais segura e revolucionária do que se imagina.

A segurança também é assegurada por se tratar de uma rede aberta. Assim, vários usuários podem visualizar as modificações que estão sendo feitas na hora.

E existem usuários que são como fiscais que verificam os cálculos de um minerador para saber se não houve uma tentativa de fraude ou erro. Portanto, todo o sistema é transparente e descentralizado. 

Outro ponto muito interessante dessa rede, é que cada um desses nós não possui um dono. E essas linhas se conectam sem ninguém saber quem as enviou. Mas se ligam por meio de longos cálculos. 

Como você já deve ter percebido, como essas linhas se conectam sem ninguém saber de onde vieram, a tecnologia peer to peer também é fundamental para o funcionamento da blockchain.

Obviamente, que ensinam a relação simples. Para fazer essa tecnologia rodar, é necessário tanto máquinas avançadas como também um certo conhecimento de seu funcionamento. 

Como é muito difícil realizar essas conexões, e como são poucas pessoas ou instituições que possuem a energia elétrica e as máquinas necessárias para fazer esses nós, quando eles são entrelaçados, são remunerados. Por exemplo, no caso das bitcoins, recebe um valor em bitcoin.

Essa seria a atividade de mineração. 

Assim, uma das coisas mais impressionantes dessa tecnologia é que ela permite a qualquer um tomar parte dessa revolução que está acontecendo e mudando completamente a maneira como vemos o mercado financeiro. Caso queira entender melhor o assunto, acompanhe esse outro artigo que explica se vale a pena investir em bitcoin em 2021.

O uso da blockchain para além das criptomoedas

A Blockchain também pode ser utilizada para validação de documentos. E isso é possível porque essa tecnologia é muito difícil de ser hackeada. O seu sistema com funcionamento por blocos e descentralizado faz com que seja praticamente impossível invadi-lo. Além disso, todo mundo pode acompanhar a rede, o que faz com que uma invasão seja ainda mais fácil de ser realizada. Portanto, mesmo que alguém consiga a proeza de invadir essa rede, certamente a pessoa será pega antes de fazer qualquer fraude.

A cada dia que passa diferentes tipos de negócios estão usando essa tecnologia. O que prova que a blockchain possui muitas outras funções do que se imagina. Sendo que é até mesmo possível garantir uma eleição secreta por meio dessa tecnologia. 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras