Siga-nos

Tecnologia

Já ouviu falar na “casa inteligente”? Entenda por que a automação residencial faz tanto sucesso!

Realizar atividades simples de forma mais prática é um dos objetivos da casa inteligente. E você nem precisa gastar muito com isso. Entenda!

Publicado

em

Parece até coisa de ficção científica, mas a verdade é que o conceito de “casa inteligente” realmente lembra um pouco daqueles filmes da sessão da tarde que mostravam um futuro em que as atividades comuns do dia a dia seriam realizadas ou influenciadas por robôs.

Guardadas as devidas proporções, de certa forma os roteiristas desse tipo de filme pareciam ter previsto o que estava por vir. De fato, o futuro já chegou e a automação já invadiu os ambientes comerciais e profissionais do mundo inteiro.

Algumas das evidências que comprovam essa afirmação é que hoje você já pode controlar eletrodomésticos, acionar a iluminação, fechar cortinas e até ativar lembretes e tocar músicas apenas com um comando de voz.

E foi a partir desse conjunto de ações automatizadas que surgiu o conceito de “casa inteligente”, conceito esse que vem do inglês smart home, e visa tornar o seu dia a dia mais prático através do uso de várias tecnologias.

Quer saber como fazer isso e quanto custa tornar sua casa inteligente? Então confira os próximos tópicos.

Tudo começou com as assistentes virtuais

Já ouviu falar na "casa inteligente"? Entenda por que a automação residencial faz tanto sucesso!
Foto/reprodução: Amazon

Os chamados smart speakers são aparelhos que se tornaram símbolo dessa era da casa inteligente.

Na verdade, esses dispositivos utilizam uma inteligência artificial, especificamente assistentes virtuais como o Google Assistente e a Alexa da Amazon, que são capazes de se conectar com diferentes aplicativos e aparelhos presentes em sua casa.

Ou seja, apesar de sua aparência pequena e que lembra aquelas caixas de som portáteis, os smart speakers não têm nada de básicos.

Com essas configurações, o consumidor pode utilizar um simples comando de voz para pedir que o assistente virtual faça ligações, ative lembretes, atue como despertador, leia livros em voz alta, toque uma playlist de algum serviço de streaming, como o Spotify, entre outras atividades.

É por isso que aparelhos como Echo Dot da Amazon e o Google Nest Mini se tornaram tão populares no mundo inteiro e já se tornaram alguns dos aparelhos mais vendidos desde que foram lançados.

Para completar, os smart speakers também podem controlar eletroeletrônicos e eletrodomésticos através da emissão de infravermelho. Porém, isso só acontece se eles forem compatíveis com assistentes virtuais.

Além de realizar todas essas funções, após a chegada de outros dispositivos inteligentes ao mercado, esses smart speakers se tornaram peças fundamentais para o controle da casa inteligente. Entre esses dispositivos, vale a pena destacar as chamadas lâmpadas inteligentes.

A iluminação é o primeiro passo para tornar sua casa inteligente

Já ouviu falar na "casa inteligente"? Entenda por que a automação residencial faz tanto sucesso!
Foto/reprodução: Uol

Provavelmente, a forma mais fácil e barata para transformar sua casa numa smart home é através do uso das chamadas lâmpadas inteligentes.

Muito mais do que apenas iluminar, esse tipo de lâmpada pode ser adaptado a diversas situações do dia a dia. Isso é possível porque muitos modelos contam com tecnologia LED RBG, que utiliza 3 cores de LED para oferecer diversos tipos de cores, como branco, amarelo, azul, roxo e rosa.

Além disso, você ainda pode escolher a intensidade da iluminação e a temperatura da luz (quente ou fria). Com essa tecnologia, algumas lâmpadas são capazes de oferecer até 16 milhões de combinações de cores diferentes. E a melhor parte é que você pode escolher qual cor você deseja através de um simples comando de voz!

Se você preferir lâmpadas apenas com cores brancas ou com aquele estilo vintage, você também encontrará opções no mercado. O importante é entender que todas elas podem ser controladas por comando de voz, já que são integradas com assistentes virtuais.

Outro ponto importante é que empresas como a Positivo e a Philips, por exemplo, também desenvolveram seus próprios aplicativos para o controle dessas lâmpadas. Dessa forma, até mesmo fora de casa, em outra cidade ou país, você pode controlar a iluminação da sua casa inteligente.

A lista de eletrônicos controlados por assistentes virtuais e comando de voz só aumenta

Já ouviu falar na "casa inteligente"? Entenda por que a automação residencial faz tanto sucesso!
Foto/reprodução: Vigia de Preço

A iluminação é a forma mais fácil de entrar no universo da automação inteligente, mas não é a única. De olho nessa tendência do mercado e conscientes do crescente interesse das pessoas pelo smart home, várias marcas têm investido para desenvolver produtos compatíveis com as inteligências artificiais.

Esse é o caso das fechaduras eletrônicas, itens indispensáveis para quem deseja tornar sua casa, comércio ou escritórios mais seguros e que podem ser integrados a aplicativos e assistentes virtuais. Ou seja, também podem ser controlados a distância.

Para facilitar a limpeza, os chamados robôs aspiradores também têm feito sucesso, já que podem varrer, passar pano e aspirar o piso sozinhos, de forma totalmente autônoma. Muitos deles também são integrados a assistentes virtuais.

Até interruptores, geladeiras, tomadas, secadoras e câmeras de segurança podem ser integrados ao mundo da automação através de aplicativos próprios da marca ou por compatibilidade com assistentes virtuais.

Com tantos itens compatíveis com o controle a distância, fica mais fácil de entender porque utilizam o termo “casa inteligente”.

Praticidade e inclusão

É importante lembrar que mais do que recursos para tornar o dia a dia mais prático ou tornar as pessoas mais “preguiçosas” – como infelizmente muita gente pensa – investir em itens para tornar a casa inteligente facilita demais a vida daqueles que realmente tem dificuldade para se locomover, como idosos e deficientes.

Com auxílio da inteligência artificial, essas pessoas podem ter mais autonomia na sua rotina, o que melhora e muito sua qualidade de vida. A melhor parte é que tudo isso pode ser feito com segurança e, se a família preferir, ainda possibilita o monitoramento a distância de familiares.

Quanto custa ter uma casa inteligente?

Sucesso nos países estrangeiros, o mercado da casa inteligente ainda tem muito o que crescer no Brasil. Isso porque aqui, as pessoas só despertaram para as vantagens de se investir numa casa inteligente recentemente.

Além disso, os consumidores ainda precisam vencer a barreira dos preços desses produtos inteligentes. Afinal, levando em consideração a renda mensal dos brasileiros, os valores praticados ainda são elevados.

Na verdade, adquirir uma lâmpada ou outra, uma tomada ou interruptor, não é muito caro. No entanto, deixar toda a casa automatizada, trocar todas as lâmpadas, fechaduras e eletrodomésticos, por exemplo, exige um pouco mais de dinheiro. Dependendo dos produtos e do tamanho da residência, o investimento pode ultrapassar R$ 50 mil.

Felizmente, a tendência é que esse custo seja reduzido com o tempo, já que muitas empresas têm se dedicado a tornar o sonho da casa inteligente cada vez mais acessível. A Houseeasy, por exemplo, é uma das empresas que tem se dedicado a esse objetivo.

O projeto ainda é novo, mas marca já desenvolve produtos de baixo custo e que são capazes de se conectar a vários aparelhos, criando uma verdadeira smart home. O seu kit completo de instalação, por exemplo, gira em torno de R$ 200,00.

De qualquer forma, é importante acompanhar esse mercado de perto e ficar atento ao surgimento de novas soluções e tecnologias para criar uma casa inteligente. Certamente, essas inovações já estão a caminho.