Siga-nos

Tecnologia

Instagram anuncia o “fim do arrasta para cima”. Entenda a nova atualização do app!

De acordo com o Instagram, a partir do dia 30 de agosto, um novo ícone para links externos estará disponível na rede social.

Publicado

em

Quem tem conta no Instagram certamente já se deparou com o anúncio, com a divulgação de um influenciador ou de uma marca. Em muitos desses episódios, alguma pessoa aparece (ou deixa um texto) e fala “arrasta para cima”.

A frase, que já foi muito utilizada para indicar ao público o acesso a outra página, já se tornou famosa e até símbolo das chamadas digital influencers, que utilizam muito esse recurso.

No entanto, a verdade é que essa possibilidade de direcionar as pessoas é extremamente útil não só para influenciadores, mas também para marcas, lojas, empresas, jornais, entre outros produtores de conteúdo que utilizam a rede social. Ou seja, essa funcionalidade transformou o uso do aplicativo e e viabilizou a criação de verdadeiros negócios digitais.

Por isso, para quem não acompanha o mundo dos bastidores das redes sociais, o anúncio do fim do “arrasta para cima” pode ter pego muita gente de surpresa. O anúncio foi realizado nessa segunda-feira (23) pelo próprio Instagram, que também divulgou outras atualizações do app.

De acordo com o portal The Verge, especializado em tecnologia, o objetivo dessa mudança é agilizar a experiência de criação de Stories e oferecer mais controle criativo.

Mas será que isso realmente vai acontecer? Confira abaixo.

Entenda a nova atualização do Instagram

O fim do “arrasta para cima” não significa que o produtor de conteúdo não poderá mais adicionar um link externo nos seus stories. Afinal, o Instagram vai retirar essa função para adicionar outra.

A partir do dia 30 de agosto, a adição de links externos ocorrerá por meio de “figurinhas”. Ou seja, no mesmo local onde você encontra o ícone para adição de músicas, perguntas e gifs, também ficará disponível a “figurinha de link”, espaço específico para a adição de links externos.

Instagram anuncia o "fim do arrasta para cima". Entenda a nova atualização do app!
Nova forma de adicionar links nos stories. Foto/reprodução: TECH BRIEFLY.

Além disso, essa nova função permitirá que o usuário – aquele que adicionou o link externo – receba reações e respostas rápidas dos seguidores, recurso que não está disponível atualmente.

Contudo, por enquanto, apenas uma característica desse recurso permanecerá o mesmo. Assim como o “arrasta para cima”, o Instagram só disponibilizará essa figurinha de link para usuários com mais de 10 mil seguidores.

Pelo menos esse é o plano inicial. De acordo com informações divulgadas pelo próprio Instagram, sua equipe já está avaliando a possibilidade de expandir esse recurso para outras contas, abaixo de 10 mil seguidores, no futuro.

No entanto, isso deve ser feito com cuidado, levando em consideração aspectos relacionados a segurança, spam e desinformação. Por isso, os demais usuários terão que esperar a sua vez – ou conseguir 10 mil seguidores – o que vier primeiro.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras