Siga-nos

Tecnologia

Instagram adota estratégia para proteger crianças na rede social

A partir de agora, o Instagram começará a apresentar notificações solicitando que o usuário informe sua data de aniversário.

Publicado

em

Nessa terça-feira (30), o Instagram divulgou um comunicado avisando que passará a exigir que o usuário informe sua data de aniversário, caso isso não tenha sido feito anteriormente.

Até então, os usuários de todas as idades podiam se inscrever na rede social, uma vez que a empresa não solicitava a data de nascimento dos seus integrantes.

No entanto, com o objetivo de criar estratégias de segurança virtual para os menores de 18 anos que utilizam o Instagram. Além disso, a rede social está estudando novas medidas para direcionar os conteúdos publicados mais adequados para cada faixa etária.

Vale lembrar que antes dessa mudança o Instagram utilizava inteligência artificial para estimar a idade dos usuários com base nas suas postagens. Porém, agora será realmente necessário confirmar essa informação.

Como o Instagram vai pedir sua data de aniversário?

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, assim que o usuário abrir o aplicativo aparecerá um balão com uma mensagem solicitando sua data de nascimento.

Somente após fornecer esse dado, você poderá voltar a utilizar o aplicativo normalmente, como mostra a imagem abaixo.

Instagram adota estratégia para proteger crianças na rede social
Foto/reprodução: Instagram.

Além disso, o Instagram também pode apresentar uma mensagem de questionamento assim que você tenta abrir um post.

Instagram adota estratégia para proteger crianças na rede social
Foto/reprodução: Instagram.

Não adianta mentir

O Instagram – ou melhor, seus desenvolvedores – sabem que muitos usuários podem fornecer uma data de aniversário falsa. Por isso, eles já estão desenvolvendo estratégias para verificar essa informação.

No futuro, a rede social deve utilizar uma inteligência artificial capaz de cruzar os dados do usuário e indicar contradições sobre as informações fornecidas.

Não é a primeira vez que a rede social muda suas regras de segurança

Apesar do novo anúncio, desde o início do ano a empresa tem implementado regras para proteger os menores de idade que utilizam sua rede social.

Em março, o Instagram anunciou mudanças para evitar que adultos enviem mensagens para menores de 18 anos que não os seguem na rede social.

No mês passado, a empresa começou a mudar as novas contas de pessoas com menos de 16 anos, tornando-as privadas.

Fala Barreiras