Siga-nos

Tecnologia

Inovações tecnológicas facilitam a vida dos consumidores nacionais

A tecnologia está em constante evolução e a cada ano surgem inovações e tendências ao redor do mundo que são rapidamente adotadas por grandes players no mercado para facilitar a vida dos brasileiros…

Publicado

em

Inovações Tecnológicas

Com diferentes experiências de compra online voltadas para a jornada do consumidor e novos meios de pagamento, essas invenções vieram para agregar valor e mudar para melhor diversas facetas do dia a dia.

Experiências de compras online cada vez mais otimizadas para o consumidor

A rápida velocidade de transformação digital empurrou o comércio eletrônico e as compras móveis para o mercado predominante. À medida que as compras digitais se tornam cada vez mais comuns, as empresas precisam otimizar suas cadeias de suprimentos para oferecer uma ótima experiência.

De acordo com uma das edições recentes do renomado Future of Retail (“Futuro do Varejo” em tradução livre), um estudo anual da firma de relações públicas Walter Sands, as expectativas dos consumidores para remessas, entregas e devoluções sem interrupções aumentaram nos últimos anos.

A imensa maioria dos clientes agora espera que as empresas ofereçam compras gratuitas e com rápida distribuição, existindo inclusive uma forte preferência em relação a entregas realizadas em apenas um dia.

Além disso, devoluções facilitadas e trocas gratuitas também são motores significativos do crescimento do comércio eletrônico e cada vez mais empresas, como as gigantes varejistas Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza, têm focado nesses pontos.

É fato que a transformação digital começa pelas pessoas e Dave Parro, sócio e vice-presidente da Walker Sands, afirma que os comerciantes que quiserem se destacar no competitivo mercado do varejo devem fazer com que seu colaboradores foquem em melhorar a experiência do cliente de ponta a ponta.

Inclusive, segundo Parro, a prioridade dos varejistas não deve ser simplesmente aumentar o número de consumidores que fazem compra online, que já se tornou parte da norma, mas sim melhorar a sua experiência, seja em uma loja física, site ou até mesmo através do WhatsApp.

Parro ainda reitera que para obter vantagem competitiva os varejistas devem investir em tecnologias de cadeia de suprimentos e se concentrar na experiência de varejo omnichannel, de forma a manter uma experiência impecável durante toda a jornada de compra – especialmente após a aquisição do produto ou serviço.

Pagamentos e transferências com Pix garantem rapidez, velocidade e segurança

Após um período extenso de desenvolvimento, em 2020 o Banco Central finalmente lançou um novo meio de pagamento e transferência de dinheiro modernizado, seguro e simplificado para os brasileiros.

Chamado de Pix, o serviço começou a funcionar em novembro do ano passado e com o uso de poucos dados pessoais e uma chave, os consumidores nacionais passaram a poder realizar pagamentos e enviar dinheiro praticamente 24 horas por dia, de segunda a domingo (incluindo feriados) de maneira instantânea.

O Pix permite realizar transações financeiras tanto para pessoas quanto para lojas e prestadores de serviço e a sua facilidade de uso e alto nível de segurança tem feito com que ele seja rapidamente adotado por todos os cantos do país.

Inclusive, essa nova invenção do Banco Central já está tão inserida nos meios digitais que é possível até mesmo sacar e depositar usando Pix

em sites de poker online como a PokerStars.

A adoção desse tipo de sistema por uma plataforma de poker, uma modalidade que conta com mais de 10 milhões de entusiastas no país, demonstra a rapidez impressionante com que o sistema está se espalhando e sinaliza um futuro promissor para o meio.

Inovações Tecnológicas

Vestíveis e dispositivos inteligentes permitem que consumidores façam compras e tenham acesso a dados impensáveis apenas poucos anos atrás

De acordo com dados divulgados pelo IDC Brasil, depois de um início relativamente tímido após seu lançamento no mercado, os vestíveis, também conhecidos como “wearables” em inglês, cresceram de forma acelerada nos últimos dois anos.

Em 2020 foram vendidos cerca de 14 milhões de fitbands e smartwatches, número que representou uma alta de mais de 80% em relação a 2019. De forma similar também houve um crescimento impressionante na venda de fones de ouvido “truly wireless”, com cerca de 570 mil dispositivos vendidos que representam uma alta de incríveis 284% em relação ao ano passado.

Atualmente esses aparatos estão sendo considerados parte do mesmo ecossistema de inovação tendo em vista que todos são “vestidos” pelos usuários e proporcionam o alcance a muitos dos mesmos dados, especialmente quando se leva em conta que os novos headphones e fones de ouvido permitem o acesso a assistentes de inteligência artificial como Siri e Alexa.

A maioria dos dispositivos vestíveis possibilita que os consumidores acompanhem seus próprios dados de saúde, incluindo atividades e dieta. Para muitos consumidores a tecnologia wearable tem sido o primeiro passo para se alimentar melhor, reduzir o estresse e adotar um estilo de vida mais saudável.

Além disso, muitas lojas estão começando a integras seus produtos e serviços com esses dispositivos, de forma que é cada vez mais simples e fácil para utilizá-los para realizar compras, fazer perguntas e ter acesso a uma série de vantagens que facilitam a sua vida.

Vantagens para as empresas e para o consumidor

Considerando tudo, a tecnologia é uma ferramenta poderosa que proporciona novas oportunidades de negócios para empresas e garante diversas novas facilidades para os usuários.

Em um mundo cada vez mais inovador, as companhias que colocam as necessidades do consumidor em primeiro lugar estão em uma posição privilegiada para conquistar cada vez mais os seus respectivos mercados.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras