Siga-nos

Tecnologia

Comece hoje mesmo a usar o Marketing Digital a favor da sua empresa

Essa é uma parte expressiva da chamada “Transformação Digital”, caracterizada pela ampliação do uso de soluções tecnológicas no ambiente corporativo.

Publicado

em

Marketing Digital

O marketing digital é a palavra-chave dos negócios hoje em dia. As empresas que investem na internet podem conseguir retornos impressionantes com menos gastos do que nas mídias tradicionais.

Essa é uma parte expressiva da chamada “Transformação Digital”, caracterizada pela ampliação do uso de soluções tecnológicas no ambiente corporativo.

Como não poderia deixar de ser, as estratégias de marketing sofreram grandes modificações nos últimos anos, graças à popularização digital.

Não é à toa que, agora, o Marketing Digital está presente em todas as discussões a respeito do futuro dos negócios.

Acompanhe esse texto para conhecer o fenômeno, as origens e as evoluções dele. Também entenda por que ele é importante e fique sabendo das melhores estratégias para aplicá-lo.

Marketing digital: conceito, origens e evolução

Esse conceito é marcado pelo conjunto de ações concretizadas em uma mídia digital para a divulgação de uma empresa, produto ou serviço.

A discussão começou já nos primórdios da internet, durante a década de 1990. A web ainda não permitia o compartilhamento de informações em tempo real.

Ao longo dos anos, os profissionais de marketing passaram a investir em banners, sendo esse o primeiro formato do chamado marketing digital.

Posteriormente, buscadores como Alexa, Yahoo e Google expandiram as possibilidades da web. Então, o tráfego cresceu exponencialmente e, cada vez mais, o marketing digital ganha força.

O surgimento das redes sociais foi outra fonte de evolução determinante. Se hoje em dia lançar campanhas no Instagram Ads é procedimento padrão, é porque, no início dos anos 2000, sites como Orkut e MySpace começaram a trilhar o caminho e criar comunidades e comportamentos que definiriam os processos de compra e consideração de produtos.

A evolução foi tamanha que, na atualidade, o marketing digital é imprescindível para fazer negócios. Continue lendo para saber mais sobre isso.

Entenda a importância do marketing digital

O tipo de marketing abordado aqui apresenta uma infinidade de possibilidades em termos de inovação e atração de clientes, promovendo o desenvolvimento e consequente sucesso de uma marca.

Prossiga a leitura e conheça as principais razões pelas quais o marketing digital é extremamente importante.

  1. Conseguir mais visibilidade

A internet é um dos principais meios de comunicação há cerca de duas décadas. Nos dias de hoje, ela é usada para uma série de razões, muitas delas nem sequer previstas na primeira versão da web.

Os usuários entram na internet para:

  • Procurar respostas;
  • Buscar por soluções de problemas;
  • Pesquisar ofertas;
  • Comunicar-se com outras pessoas.

Perceba a multiplicidade de oportunidades que a web proporciona. Em um contexto como esse, uma ação como anunciar no Google Ads pode ganhar outro significado.

Quem está na internet está sendo visto por milhares de pessoas em intervalos de tempo muito curtos. Ou seja, as chances de sucesso se multiplicam.

  1. Informar o público

A persuasão de um usuário interessado depende muito da quantidade de informações às quais ele teve acesso a respeito do produto.

Muitas das estratégias de marketing digital têm foco em manter as pessoas a par de todos os aspectos do que se anuncia. É o caso do marketing de conteúdo, por exemplo.

Com isso, uma estratégia de marketing vai além de mera divulgação. Trata-se de um método para qualificar a audiência de uma marca.

  1. Monitorar resultados

Pense em como funciona o Facebook Ads. Nessa plataforma é possível direcionar campanhas para públicos específicos e acompanhar o impacto delas em tempo real.

A equipe responsável tem acesso ao número de impressões, número de cliques e as interações realizadas pelos usuários nos anúncios veiculados.

Os resultados de um anúncio podem ser monitorados assim que ele é colocado no ar. É um nível de agilidade nunca visto antes no marketing.

Marketing digital: conheça as principais estratégias

Por fim, chegou o momento de conhecer mais de perto as estratégias mais utilizadas no marketing digital. Cada tópico a seguir traz as informações básicas de cada uma delas, mas é importante aprofundar naquelas que promovam um melhor desempenho ao seu negócio, bem como é necessário conciliá-las para um melhor resultado, confira.

  1. Marketing de conteúdo

Para garantir que a divulgação vai dar certo, as empresas têm de oferecer conteúdos realmente interessantes. O marketing de conteúdo é o melhor caminho para isso.

O conceito básico da estratégia consiste em produzir material relevante como pano de fundo para a promoção da marca, produto ou serviço.

Pode-se dizer que é um tipo de publicidade indireta, que acaba sendo buscada pelos próprios usuários, gerando mais confiança para a marca. Em geral, isso é feito através de blogs e perfis de redes sociais.

  1. Redes sociais

Elas são as plataformas de comunicação virtuais por excelência. Portanto, também é possível fazer negócios por meio delas.

A atuação profissional no Facebook ou no Instagram deve ser pautada pelos interesses e reações do público.

O perfil na rede social é uma extensão da marca. É o representante dela fora da sede física ou, em muitos casos, o principal representante quando falamos em e-commerce.

O ideal é alimentar as redes com os posts feitos para o marketing de conteúdo. Essa convergência é vital para expandir a visibilidade.

O texto que você acabou de ler traz um guia inicial básico sobre o mundo do marketing digital, as origens, a importância e as estratégias associadas a ele.

Fala Barreiras