Siga-nos

Tecnologia

Carro movido a hidrogênio é aposta de montadora da China

A expectativa é que o veículo tenha acionamento elétrico mais eficiente e catalisadores com mais durabilidade…

Publicado

em

Carro movido a hidrogênio

O Haima S5 foi um dos modelos da empresa que quase vieram ao Brasil | Foto: Reprodução autotech

Uma revolução tecnológica deve revolucionar, em breve, o mercado automobilístico mundial. Preocupado com as questões de sustentabilidade e emissão de gases poluentes na atmosfera, a chinesa Haima Motor inova com a possibilidade de lançar um carro movido a hidrogênio. Os testes deste projeto já estão em fase avançada.

De acordo com informações divulgadas pelo portal It Home, o primeiro protótipo com células de combustível a hidrogênio já está pronto. A montadora informou que esta é a terceira geração do propulsor e a expectativa é que o veículo tenha acionamento elétrico mais eficiente e catalisadores com mais durabilidade.

Carro movido a hidrogênio
Foto: Reprodução autotech

Detalhes do automóvel movido a hidrogênio, tais como tamanho e especificações técnicas, seguem em “segredo de Estado”. A Haima conta com o apoio da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, que permite o acesso da montadora à estação de hidrogenação de alta pressão na província de Hainan.

Para viabilizar o projeto, a montadora chinesa planeja erguer estações de hidrogênio em larga escala nas diversas regiões da província, que incluem as regiões de Qionghai, no leste, Danzhou, no oeste, Sanya, no sul, Haikou, no norte e Qiongzhong, no meio da Ilha. A Haima Motor pretende fabricar 2 mil unidades do carro a hidrogênio em 2025. A expectativa é que o lançamento aconteça no mesmo ano na China.

Por enquanto está distante a vinda desse automóvel para terras brasileiras. A Haima Motors não comercializa carros para o Brasil desde 2016.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras