Siga-nos

Sem categoria

Transplante de pulmão no Ana Nery é reivindicação de Kelly Magalhães

Publicado

em

Neire Matos | Ascom KM

Hospital Ana Nery em Salvador | Foto: http://static.panoramio.com/

Hospital Ana Nery em Salvador | Foto: http://static.panoramio.com/

Kelly Magalhães, deputada estadual do PCdoB, está solicitando, através de indicação ao Governo do Estado, a implantação do transplante pulmonar no Hospital Ana Nery, via convênio com a União e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.De acordo com a parlamentar, uma das carências do sistema de saúde, tanto público como privado de nosso país, é o escasso número de centros transplantadores de órgãos.

“E o Estado da Bahia, terceiro mais populoso da Federação, apresenta um dos menores índices em transplantes realizados. Especificamente em relação ao transplante pulmonar, há apenas três centros ativos no Brasil, o que convenhamos é p ouco, ou quase insignificante, para as dimensões continentais do país”, justifica a parlamentar.

Ela explica que, há quatro anos o Hospital Ana Nery de Salvador iniciou a implantação do serviço de transplante de pulmão e de coração. Com isso, foi constituída uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, assistentes sociais, fisioterapeutas, pneumologistas e cirurgiões torácicos, e em 2013 foi efetivamente aberto o Ambulatório de Transplante de Pulmão, onde as demandas de todo o Estado são avaliadas.

Por falta de condições, os pacientes com indicação de transplante estão sendo transferidos via Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para outros Estados, demandando um alto custo e transtornos para paciente e familiares. Kelly pede que o Governo do Estado, adote providencias visando iniciar as atividades do transplante pulmonar no Ana Nery.

Para o pleno funcionamento, a deputada pede que seja providenciado a aquisição de um broncofibroscópio e de um aparelho de pletismografia; Autorização de disponibilização de medicação pós-operatório aos pacientes no período pós-transplante; Contratação de médico infectologista para o Hospital Ana Nery; Viabilização de cuidados de home care e de dispensação de O2 domiciliar para os pacientes na fila pré-transplante e a formalização contratual entre o Estado e o Hospital Ana Nery para realização de transplantes pulmonares.

Fala Barreiras