Siga-nos

Sem categoria

Trabalhadores da agricultura familiar são recebidos pelo governo

Publicado

em

Governo recebe integrantes de movimentos de trabalhadores da agricultura familiar

01Uma comissão de trabalhadores da agricultura familiar foi recebida, nessa quarta-feira, 27, pelo governador da Bahia, Rui Costa e pelos secretários Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Josias Gomes (Relações Institucionais), Cássio Peixoto (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), no prédio da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Estavam presentes lideranças da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (FETRAF), Luta Camponesa e Central Única dos Trabalhadores (CUT), com o objetivo de debater a pauta de reivindicações. O diretor executivo da CAR, Wilson Dias, também participou do encontro.

Ao todo, cerca de 1.500 agricultores familiares participaram de um ato em frente ao CAB. A mobilização faz parte da programação da 5ª Jornada de Lutas da FETRAF, entidade sindical que representa mais de 100 municípios baianos. Após a reunião, o governador anunciou aos integrantes dos movimentos sociais, ações do governo para o desenvolvimento rural, entre elas a garantia do acesso à água, a dinamização da educação no campo, assistência técnica, fortalecimento da agricultura familiar e aceleração da reforma agrária, entre outras ações que visam à melhoria da renda do homem do campo e a permanência dos jovens no meio rural.

“Estamos iniciando a execução do projeto Bahia Produtiva, com recursos que serão aplicados em projetos de inclusão socioprodutiva, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, para implementar a produção nas propriedades dos agricultores familiares e nos assentamentos baianos, destacou o governador.

O secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou o compromisso do governador em cumprir com os compromissos firmados com os movimentos de trabalhadores da agricultura familiar. “Firmamos compromisso com a FETRAF e com os trabalhadores rurais com quatro principais itens: água, estradas, educação e agroindústria. E o governador estabeleceu que de 4 em 4 meses, essas ações serão monitoradas, para avaliar se os pontos acordados estão realmente sendo cumpridos”, afirmou.

02

O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), Wilson Dias, afirmou que houve o esforço do governo para atender os principais pontos da pauta. “O que foi apresentado foi um passo decisivo e importante para a gente consolidar um conjunto de políticas públicas para a agricultura familiar da Bahia. Nossa atuação sempre prezará essa interlocução com os movimentos”.

Além dos secretários e do diretor da CAR, participaram da reunião o presidente substituto do INCRA, Leonardo Góes Silva, o superintendente do INCRA na Bahia, Luiz Gugé e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Wellington Hassegawa.

Jornada da Agricultura Familiar – A ação dos trabalhadores teve início da sede da SDR, onde eles foram recebidos pelo secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues e pelo diretor da Companhia de Desenvolvimento Ação Regional (CAR). A atividade deu início à V Jornada de Lutas da Agricultura Familiar na Bahia.

De acordo com o coordenador geral da FETRAF, Rosival Leite, o ato foi iniciado nas instalações da SDR, por se tratar de uma conquista para os movimentos sociais. “A criação dessa secretaria, que cuida diretamente da agricultura familiar e reforma agrária, sempre foi uma reivindicação nossa e agora se tornou realidade”.

Ainda segundo Rosival, entre os assuntos destacados na pauta entregue ao Governo da Bahia, composta por 12 temas diversos, estão Acesso à Terra, Habitação Rural, Inclusão Produtiva, Segurança no Campo e Política para Mulheres e Jovens.