Siga-nos

Sem categoria

Skate, ferramenta de inclusão social em Luís Eduardo Magalhães

Publicado

em

Henderson Aires, atleta do skate | Foto: divulgação

Henderson Aires, atleta do skate | Foto: divulgação

Com o objetivo de usar o skate como ferramenta de inclusão social em busca dos princípios básicos para a vida, com respeito, disciplina, na esperança de formar atletas, é que Henderson Aires desenvolve o Projeto Skate em Ação com cerca de 60 crianças de Luís Eduardo Magalhães.

.

Henderson é um atleta reconhecido em todo Brasil, já teve presente em diversos circuitos, sendo campeão baiano, norte e nordeste, estando entre os 16 melhores atletas do país, e tem a experiência de ter sido Coordenador de Esporte Radicais da Prefeitura de Lauro de Freitas, de ter idealizado diversos projetos como Esporte Urgente, Circuito Chiile Beans de Surf, Mundial de Jiu-jtsu, Circuito Brasileiro de Skate, Circuito Lauro de Freitas de Skate, participando também de projetos do Governo Federal como o Programa Segundo Tempo, onde foi supervisor do programa Esporte Cidadão, Coordenador de Comunicação e Eventos da Secretaria de Tecnologia e Inovação, também em Lauro de Freitas. Atuou como Vice-Presidente da Feseb (federação de skateboard do estado da Bahia), hoje, além das aulas de Skate, Henderson é Consultor de Marketing da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira – FAAHF, que o trouxe para Luís Eduardo Magalhães.

.

Veja a seguir, entrevista com o desportista:

Quando teve início o projeto?
O Projeto teve inicio dia 10 de maio de 2014.

Como funciona? Onde Funciona? Qual o objetivo do projeto?
O Projeto acontece no Bairro Santa Cruz em LEM, as aulas são ministradas na pista de skate do CEU’s Centro Educacional Esportivo e Cultural, para participar os alunos tem que estar estudando e fazer um cadastro na própria Sede com a autorização de um responsável.

O Objetivo do projeto é poder ter o esporte (skate) como ferramenta de inclusão social, para que possamos ter os princípios básicos para vida de qualquer ser humano, que é a educação, respeito ao próximo, disciplina e poder formar futuros atletas para nosso estado!

Quantas crianças são atendidas? Meninos e meninas? Qual idade?
Hoje atendemos cerca de 60 crianças, que tem em maior numero são do sexo masculino, que variam entre 07 a 18 anos.

Como participar do projeto?
Para partipar do projeto basta comparecer na sede do CEU’s acompanhado de um responsável com identidade e ou Certidão de Nascimento e fazer a seu cadastro e recebe a carteirinha de acesso ma mesma hora.

Quantos skates foram adquiridos pela Prefeitura?
A prefeitura Comprou 10 skates e 10 capacetes, e estamos no processo de compra de mais 10 de cada!!

01

Além das aulas, acontecem outras atividades fora das aulas?
As aulas de skate acontecem na teoria e na pratica, temos um mini teatro no CEU’s onde temos aulas de vídeo todas as segundas-feiras, para que eles possam entender um pouco mais sobre o esporte e ver como são as competições de skate.

O projeto atende somente crianças?
Nesse primeiro momento estamos trabalhando com a idade de 7 a 18 anos, mas já estamos estudando a possibilidade de ampliar essa idade por que estamos tendo demanda para outras idades de ambos os sexos.

Planos para o futuro.
Pretendemos ampliar o projeto para as outras pistas da cidade, já estamos tendo essa demanda e com certeza vamos transformar o skate na maior potência esportiva do Oeste da Bahia em termos de Divulgação e numero de atletas, estamos contando com o apoio da prefeitura em nossos projetos, e já estamos com o projeto em andamento para construção de mais 3 pistas de skate de concreto, nos Bairros mimoso I e II, e outra no Bairro JD Paraíso, e estamos Tb em construção de uma pista de madeira, que será uma pista móvel, para que possamos realizar os eventos em diversos locais da cidade e poder colocar em pratica o projeto Skate nas Escolas, onde queremos levar a cultura de Rua (dança, música, roupas etc.) para que as pessoas possam conhecer ainda mais sobre o Esporte skate, que na verdade é mais que um esporte e sim um estilo de vida.

7 Comentários

7 Comments

  1. keilane

    21 de fevereiro de 2015 às 19:34

    Aiiii eu do valor meu brother! Amoooooooo!

  2. Renilson

    22 de fevereiro de 2015 às 05:27

    Parabéns a vocês pela divulgação e apoio ao esporte, é isso que nosso país precisa.
    Conheço Henderson a muitos anos fez um belo trabalho em Lauro de freitas.

  3. Anderson

    22 de fevereiro de 2015 às 08:48

    Isso…Skate ferramenta p socialização e educacao desses jovens.
    Parabens a Henderson e a Prefeitura

  4. Mauricio Pereira

    22 de fevereiro de 2015 às 23:07

    Parabéns Henderson! Projetos como esse tem que ser prestigiado por todos atletas e ex-atletas de skate, com demos e palestras, no intuito de fortalecer a inclusão desses menores. Estou fazendo pesquisas e juntando material, para o meu TCC que será justamente (O SKATE COMO ESPORTE DE INCLUSÃO SOCIAL). Gostaria de bater um papo com você sobre a matéria e relembrar o tempo do skate de ouro de Salvador. Abração! Mauskt@gmail.com

    • Henderson Aires

      23 de fevereiro de 2015 às 08:29

      Com certeza a intenção é poder ajudar na melhora do nosso pais, começando pelos nossos jovens que com certeza terão um futuro melhor através da pratica do Esporte! conheçam mais sobre nosso trabalho através do Facebook Skatelem, ou mandem email para hendersonaires@hotmail.com agradeço ao site Fala Barreiras pelo espaço e a todos pelo apoio.

  5. Claudenito Siqueira Wanderley

    24 de fevereiro de 2015 às 05:02

    O esporte é a melhor ferramenta de inclusão social. O skate além de ser um objeto de brincadeira das crianças, atualmente vem se profissionalisando no Brasil e nossa região ter um profissional dessa envergadura como Henderson é muito importante. Afinal, se trata de um ex atleta conhecido nacionalmente como também um profissional de respeito.

  6. SismaCosta

    28 de abril de 2015 às 10:02

    É isso ai Handeson,,foi morar longe né. abrç.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *