Sem categoria
Sema e Aiba agendam apresentação do estudo sobre potencial do aquífero Urucuia em Barreiras
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) visitou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) na tarde desta quarta-feira (27). O presidente da associação, o produtor rural Celestino Zanella, e o secretário João Carlos Silva fecharam agendas na região Oeste, entre elas, uma apresentação pública dos resultados da primeira etapa do estudo sobre o potencial hídrico do aquífero Urucuia, que acontece dia 28 de março, em Barreiras. O gestor da Sema também foi convidado para a próxima edição da Bahia Farm Show, evento do agronegócio que acontece de 28 de maio a 1º de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães.
Participaram da reunião, a diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, o deputado Eduardo Salles, Elisa Zanella, representante da fazenda Decisão, e os colaboradores da Sema Murilo Figueiredo, Larissa Cayres, Armando Noronha e Aderbal Castro.
“Recebo com muita atenção os representantes do agronegócio porque este é um importante setor para a economia do estado e para a geração de empregos. Este segmento representa muito para o país e precisamos ver caminhar também a questão do Meio Ambiente. Fico muito feliz de ver que os produtores do Oeste da Bahia estão disponíveis e interessados nesse diálogo”, disse o secretário João Carlos, que elogiou a aproximação dos produtores rurais com a pesquisa acadêmica aplicada. “Estreitar as relações das universidades com as demandas e necessidades da sociedade é um desafio que buscaremos enfrentar”, disse.
Com visita ao Oeste agendada para os dias 27 e 28 de março, o secretário João Carlos Silva participará, no primeiro dia, da reunião entre instituições reguladoras e produtores rurais. Participam representantes do Ibama, Sema e Inema. O objetivo do encontro é esclarecer e orientar os consultores e produtores rurais da região sobre os papéis e funções de cada órgão ambiental, bem como informar sobre os caminhos legais relativos ao meio ambiente e recursos hídricos.
Aquífero Urucuia – No dia 28, a agenda inclui uma apresentação pública dos resultados da primeira etapa do Estudo do Potencial Hídrico da Região Oeste da Bahia: quantificação e monitoramento da disponibilidade dos recursos do Aquífero Urucuia e superficiais nas bacias dos rios Corrente e Grande.
O trabalho é formado por um conjunto de projetos colaborativos desenvolvidos por pesquisadores e técnicos das Universidades Federais de Viçosa e do Rio de Janeiro, com apoio da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual da Bahia, e foi financiado pela Aiba, contam com recursos do Prodeagro e do CNPq, em acordo de cooperação técnica com secretarias e órgãos do Governo do Estado da Bahia (Seagri, Sema, Inema, SIHS).
Ainda no dia 28/03, no turno da tarde, será promovido o Workshop da Agricultura Familiar, também com a participação da Secretaria do Meio Ambiente.
Fonte: Ascom SEMA / Governo da Bahia
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18