Siga-nos

Sem categoria

Professores da rede pública são capacitados com oficina de produção de vídeo

Publicado

em

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum

professores-01A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) iniciou na última terça terça-feira (7) o projeto de extensão “Oficina de Audiovisual” para professores da rede estadual de ensino vinculados ao Núcleo Regional de Educação (ex-Direc 25). Cerca de 30 docentes da região oeste da Bahia participam do curso que visa a capacitação das técnicas da produção audiovisual como instrumento pedagógico dentro da sala de aula. Até quinta-feira (9), quando termina o treinamento, eles vão aprender técnicas ligadas ao cinema como linguagem e direção de fotografia; elaboração de roteiro e montagem de vídeos.

Professor de Física e Matemática do Centro Educacional de Barreirinhas (CEB), Dernivaldo Pereira Novais, afirma que no período de seis anos de trabalho em sala de aula nunca aprendeu técnicas de fotografia e movimento. “Ao aplicar o conhecimento em sala de aula, vai ser mais fácil e atraente para os nossos alunos relacionar por meio do vídeo assuntos como refração e lentes da disciplina física e que só estão nos livros”, afirma ele, que gostou da abordagem da primeira aula, sobre máquinas fotográficas, lentes e um estudo sobre pixels (pontos que formam as imagens).

No primeiro dia de oficina, os profissionais também aprenderam a manipular as câmeras fotográficas e os equipamentos usados para uma boa composição de imagem. Na parte prática, saíram para o pátio da FASB, onde aprenderam a controlar a abertura da câmera e sua relação com a luz natural. Os professore também visitaram as instalações dos laboratórios da FASB, onde conheceram os equipamentos profissionais utilizados pelos acadêmicos de Produção Audiovisual da instituição para a captação e edição de vídeo, áudio e fotografia.

professores-02

Ao participar pelo segundo ano consecutivo da oficina, a professora Mônica Beatriz, elogiou a parceria da FASB com os profissionais da rede estadual de ensino. “Embora seja uma instituição privada, ela sempre acolhe todos os professores para nos apoiar na importante tarefa de atualizar o conhecimento em relação à tecnologia. Nossos alunos já estão inseridos e nós [professores] temos que correr atrás”, enfatiza a professora que atua no município de Mansidão, distante 25 quilômetros de Barreiras. No final do mês, será a vez dos estudantes da rede pública serem capacitados com o projeto de extensão com as oficinas de produção audiovisual.