Siga-nos

Sem categoria

Prefeitura de Buritirama entrega unidade do CAPS à população nesta sexta-feira (27)

Publicado

em

Osmar Ribeiro

A Prefeitura Municipal de Buritirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará a inauguração oficial do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS – RENASCER), às 11h da manhã desta sexta-feira (27), à Rua Osório Viana, nº 221, Centro, na cidade de Buritirama, oeste da Bahia

O CAPS RENASCER, que veio preencher uma deficiência sentida há décadas em Buritirama, na realidade já funciona desde fevereiro de 2018, quando iniciaram as triagens que já atingem o número de 100 procedimentos. O CAPS RENASCER funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 15h30 no endereço supra citado e conta com uma equipe multiprofissional, intersetorial e qualificada, composta pelas profissionais: Psicóloga, Dra. Pâmela Pazi; Psiquiatra, Dra. Thalita Araújo Barreto, Assistente Social, Kedma Pinheiro; Enfermeira, Elza Ribeiro; Técnica de Enfermagem, Inez Pinheiro; Pedagoga e coordenadora da unidade, Edvânia Couto.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), local de referência e tratamento para pessoas, de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, portadoras de transtornos mentais, residentes na área de abrangência do município, e que necessitam de um dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida. Os pacientes/usuários, serão atendidos por encaminhamento dos PSF’s (Programa de Saúde da Família), pelas unidades de saúde do município e, aqueles que procurarem a unidade do CAPS, passarão por uma triagem para identificar a necessidade de ser integrado como paciente.

O CAPS RENASCER tem o objetivo de atender somente à população buritiramense que sofre de transtornos mentais de uma forma humanizada e acolhedora. “Nosso foco é atender a essa parcela da população de uma maneira super especial, buscando de forma dinâmica reinserir nosso paciente ao convívio familiar e social”, afirma o secretário de saúde, Eridelton Santos.

O CAPS surgiu como uma estratégia antimanicomial, uma rede substituta dos hospitais psiquiátricos, objetivando um atendimento humanizado, acompanhamento clínico e reinserção social a portadores de transtornos mentais. O CAPS oferece um serviço especializado, de forma gratuita à população, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *