Sem categoria
Prefeitura de Barreiras participará do Conselho Gestor da APA do Rio de Janeiro
Michela Rodrigues | Dircom Barreiras
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – Sematur juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio-Sematic estarão representando o poder público de Barreiras, na composição do Conselho Gestor da APA da Bacia do Rio de Janeiro. A escolha foi resultante da Plenária Eleitoral realizada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, para escolha dos membros do Conselho Gestor, que aconteceu na última quinta-feira, 26, no Campus IX – UNEB/Barreiras.
A APA da Bacia do Rio de Janeiro é uma unidade de conservação localizada entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que tem como objetivo ordenar e disciplinar as atividades humana, proteger a diversidade biológica, valorizar as belezas naturais e incentivar o turismo ecológico. Essa área ambiental ocupa aproximadamente 350 mil hectares, e engloba toda a bacia hidrográfica do Rio de Janeiro, desde a sua nascente, situada nas proximidades da Serra Geral, fronteira natural dos estados da Bahia e do Tocantins, até a sua confluência com o Rio Branco.
Novo conselho gestor da APA
O subsecretário Demósthenes Júnior será o representante da Sematur como membro titular no Conselho, tendo como seu suplente o técnico ambiental Ronaldo Ursulino. A Sematic será representada pela engenheira agrônoma Lucy Lopes Será e a suplente assessora técnica Manoela Araújo Maia.
As demais cadeiras do setor público serão ocupadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura do município de Luís Eduardo Magalhães. O poder público estadual ficará a cargo do Inema, Embasa, CAR, UNEB e Bahiater, e o IFBA representará a esfera federal. Os demais conselheiros serão os empreendedores locais e a sociedade civil, também eleitos no processo eleitoral.
Para o subsecretário da SEMATUR, o mais importante papel do Conselho Gestor é contribuir para a proteção da unidade de conservação, acompanhando e opinando sobre seu funcionamento. “O Conselho Gestor tem o papel de acompanhar a elaboração do plano de manejo da APA, compatibilizar e aperfeiçoar os interesses dos diversos segmentos sociais, e além disso se manifestar sobre obra ou atividade potencialmente causadora de impacto na unidade de conservação”, ressaltou Demósthenes.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18