Siga-nos

Sem categoria

Patrulha Mecanizada da Abapa finaliza manutenção na Estrada do Café

Publicado

em

Virgília Vieira | Ascom Abapa

Estrada do Café, Anel da Soja, município de Barreiras | Foto: Virgília Vieira/Ascom Abapa

Estrada do Café, Anel da Soja, município de Barreiras | Foto: Virgília Vieira/Ascom Abapa

Com mais de 500 km de estradas vicinais recuperadas, na região oeste da Bahia, o projeto da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Patrulha Mecanizada, finalizou, na segunda quinzena de março, a obra de manutenção de 58 km da malha viária da Estrada do Café, localizada no Anel da Soja, no município de Barreiras.

Há 36 anos, o motorista, Carlos Augusto, dirige pelas estradas vicinais da região, e afirma que já sofreu muito com as más condições das vias. “Com essas intervenções, a situação tem melhorado muito. A Estrada do Café eu conheço há muito tempo, ela esteve muito ruim nesses dias, e não é fácil passar por ela quando não está boa. Essa manutenção veio na hora certa, uma vez que está facilitando a nossa logística nesse período de escoamento de safra, onde o movimento é intenso”, disse o motorista.

Segundo o presidente da Abapa, Celestino Zanella, o projeto Patrulha, atua na conservação dos recursos naturais, além de garantir aos produtores e municípios, estradas em boas condições para a entrada de insumos, escoamento da produção e outras atividades relacionadas ao campo. “Logística sempre foi um dos principais problemas enfrentados pelos produtores. Com a recuperação das estradas vicinais, estamos minimizando mais um gargalo e promovendo a preservação do meio ambiente”, ressaltou Zanella.

Na Estrada do Café, o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Barreiras e produtores da área. No dia 22 de fevereiro, foi celebrado o Convênio de Cooperação Técnica. “Essa é mais uma parceria entre a prefeitura e a Abapa, para uma ação que, trará grandes benefícios. A recuperação de estrada já tem sido uma das nossas prioridades de governo e sem dúvida, é de muita importância para o desenvolvimento econômico e social do município”, disse o prefeito de Barreiras, Antônio Henrique.

Dentro dessa parceria, a Abapa ficou responsável pela aquisição de máquinas, equipamentos, implementos e veículos destinados à execução do projeto, bem como, pela logística de mobilização e desmobilização da frota e manutenção da mesma, além do quadro de funcionários, como operadores de máquinas, motoristas e encarregado para a obra, enquanto que a Prefeitura de Barreiras, foi a responsável por todo o combustível para a execução da obra, e os produtores rurais associados, beneficiados pela recuperação da linha, com as despesas referentes à alimentação dos trabalhadores, alojamento, fornecimento de água para a execução da obra.

Em 2014, a Abapa, através do Patrulha Mecanizada, em parceria com a Prefeitura de Barreiras e produtores da linha, realizou o trabalho de recuperação na Estrada do Café – o mesmo trecho que acaba de passar por manutenção -, quando foi recuperado 58 km.

Meio Ambiente – Visando a conservação dos recursos naturais da lavoura de algodão e escoamento da produção, a ação melhora o escoamento da produção e promove a preservação do meio ambiente, pois através das intervenções ocorrerá maior controle da erosão do solo, por meio da infiltração das águas pluviais no lençol freático, contribuindo para a diminuição na sua perda ao longo do tempo.

Desde a sua criação, o Patrulha Mecanizada da Abapa, já construiu cerca de 3.700 bacias de captação de água pluvial, 3.600 desvios laterais de água e 300 terraços. Em 2015, o Projeto Patrulha Mecanizada recuperou cerca de 300km. Para 2016, a meta é recuperar mais de 300km, totalizando cerca de 800km, desde a criação do projeto.

Além das parcerias firmadas com produtores e prefeituras municipais, o projeto conta com os recursos provenientes do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Próxima estrada – A próxima estrada a receber manutenção da Patrulha Mecanizada será a Estrada Alto Horizonte, localizada no município de Luís Eduardo Magalhães. Com previsão para iniciar ainda em março, a obra contemplará um trecho de 45 quilômetros.