Siga-nos

Sem categoria

Oziel Oliveira, como diretor-geral da ADAB, promete fazer a Bahia avançar mais em defesa agropecuária

Publicado

em

Josalto Alves

Otto Alencar ao lado de Oziel Oliveira, discursando na posse do novo diretor da Adab | Foto: Divulgação

Otto Alencar ao lado de Oziel Oliveira, discursando na posse do novo diretor da Adab | Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que fiscaliza e inspeciona a atividade agropecuária em prol da zoofitossanidade no Estado, tem um novo diretor-geral. Oziel Oliveira tomou posse na manhã desta segunda-feira, 23, no dia do seu aniversário, após solenidade realizada na sede da Agência com a presença do senador Otto Alencar, do secretário da Agricultura Paulo Câmera, do presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) Marcelo Nilo, deputados, políticos e autoridades de Salvador e da região Oeste do Estado.

Ao fazer um balanço da sua gestão à frente da entidade, o ex-diretor Paulo Emílio Torres falou da importância da equipe composta pelos diretores e corpo técnico para a gestão, e relembrou os maiores desafios. “Sempre acreditei que só através da união é possível vencer os desafios do setor. Hoje sou conhecido como “Paulo da Adab”. Nos seis anos à frente da Agência, dois na Diretoria de Inspeção e quatro na Diretoria-geral, enfrentamos muitas dificuldades, como as adversidades climáticas, o advento de doenças e pragas, dentre outros grandes obstáculos, que pautaram nosso trabalho e nossa incansável busca para atender as demandas dos produtores e criadores. Acredito na força da defesa agropecuária como alicerce para o desenvolvimento da agricultura e pecuária baiana e isso foi é o que me faz acreditar em dias melhores. Desejo sucesso ao novo diretor”, disse Torres.

Em seu discurso de posse, o novo diretor-geral Oziel Oliveira falou sobre a perspectiva de futuro para Adab. “A melhor defesa é o ataque. Pretendo fazer a Bahia avançar mais nas ações de defesa agropecuária, realizando um grande trabalho prol de todas as culturas do Estado. Pude acompanhar a atividade da Agência no combate à Ferrugem Asiática da Soja, que ocasionou um prejuízo de cerda de R$150 milhões de dólares no Oeste, quand o era prefeito de Luís Eduardo Magalhães, e, já como deputado federal, apoiei no controle da Lagarta Helicoverpa armígera, que devastou as lavouras de milho, soja e algodão também na região Oeste”, disse o diretor-geral ao ressaltar o compromisso e a competência da equipe da Adab, solicitando o apoio da todos para o crescimento da agropecuária baiana. “Vamos andar alinhados à Seagri, com o apoio do secretário Paulo Câmera, faremos o agronegócio crescer, contribuindo com cada vez mais com o Produto Interno Bruto (PIB) baiano”, concluiu.

O senador Otto Alencar, no discurso que encerrou a cerimônia, enfatizou que a Defesa Agropecuária é uma Política de Estado de interesse coletivo, dos produtores, mas de todos os brasileiros. Ele ainda alertou a todos sobre o trabalho de preservação ao Rio São Francisco, o projeto “Salve o Velho Chico”. “Se não preservarmos os rios, as mananciais hidrográficos, ficaremos sem água para a pecuária e para a agricultura irrigada”, encerrou o Senador ao pedir para cantar parabéns ao aniversariante Oziel, celebrando a data que marca também o início da gestão.

Prestigiaram a cerimônia de posse os deputados federais Paulo Magalhães e José Carlos Araújo; representando a bancada baiana, os deputados estaduais Euclides Fernandes, Luis Augusto, Rogério Andrade e as ex-deputadas Jusmari Oliveira e Kelly Magalhães; o tenente coronel Albuquerque, representando o comandante geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão; os prefeitos de Baianópolis, Anderson Cleiton, e de Riachão das Neves, Hamilton Lima; demais vereadores e representantes de associações e sindicatos do Oeste baiano.

Perfil
Anunciado pelo Diário Oficial da Bahia de 12 de fevereiro, Oziel Oliveira é técnico em agropecuária e possui formação em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Na sua trajetória profissional foi prefeito do município baiano de Luís Eduardo Magalhães por dois mandatos (2001-2004/2005-2008) e deputado federal (2011-2015).

Na Câmara dos deputados foi membro titular da Comissão de Agricultura, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, membro da Constituição e Justiça e da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA). Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, completando cinco anos de função.

Ex-diretores da ADAB
Paulo Emílio Landulfo Medrado Vinhaes Torres
2011 a 2015

Cássio Ramos Peixoto
2008 a 2011

Altair de Oliveira
2007 a 2008

Luciano José Costa Figueiredo
2002 a 2007

José Alberto da Silva Lira
1999 a 2002