Siga-nos

Sem categoria

Outubro Rosa em Barreiras, palestras nos bairros e a dificuldade em se realizar o exame

Publicado

em

Da redação*

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades

Palestra com a mastologista Alba Dias | Foto: Dircom Barreiras

Palestra com a mastologista Alba Dias | Foto: Dircom Barreiras

Palestras e atividades educativas em fortalecimento ao Outubro Rosa, marcam o mês em que o mundo se une pela campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Até o final do mês todos os bairros da cidade, além da zona rural, receberão informações e orientações sobre a doença.

Também faz parte das atividades do Outubro Rosa em Barreiras a entrega das 1.783 mamografias realizadas durante o período de 03 a 19 de agosto pela Carreta de Rastreamento do Câncer de Mama que ficou na Praça Castro Alves. As mulheres que fizeram as mamografias podem retirá-las na unidade de saúde mais próxima de suas casas, ou, aguardar o telefonema dos agentes de saúde.

Contraponto:
Enquanto acontece em todo lugar a campanha do outubro rosa “exigindo” que as mulheres façam o exame, como se o problema fosse a falta de coragem em fazer, aqui em Barreiras não se consegue realizar os exames. Mamógrafo quebrado, sem vaga pra marcação, sem especialistas, são apenas alguns dos problemas encontrados pelas mulheres num processo que dura quase um ano para ser concluído. A questão é: as mulheres não fazem por que não querem, ou por que não conseguem?

* Informações da Dircom Barreiras