Siga-nos

Sem categoria

Orçamento Familiar é tema de palestra para beneficiários do Minha Casa Minha Vida em Barreiras

Publicado

em

Por: Silvania Costa | Fotos: Osmar Ribeiro | Gustavo Ribeiro

Ana Cristina dos Santos, feliz com a palestra

Ana Cristina dos Santos, feliz com a palestra

Os participantes do encontro fazem parte da Associação Solidária Unidas (ASSUNI), entidade organizadora do Programa Minha Casa minha Vida, que está sendo desenvolvido no Loteamento Cidade Nova – saída para o município de Angical. O governo federal, via entidades, está construindo no local quinhentas novas unidades, destinadas a pessoas com renda familiar de até $ 1.600,00 mensais.

Em Barreiras, nesta modalidade de associação, estão inscritas quinhentas pessoas, que são acompanhadas de perto pelas equipes da ASSUNI e da Federação Nacional de Entidades Habitacionais dos Correios. Os encontros são periódicos para passar informações do andamento da construção das casas e até mesmo para orientar os beneficiários sobre diversos assuntos. Desta vez eles participaram de uma palestra para aprender como fazer um orçamento familiar. A ASSUNI acredita que com a casa própria novos compromissos financeiros podem ser assumidos pelas famílias, já que a maioria vai sair do aluguel, mas que todos devem ter cuidado para não ultrapassar o teto salarial. “É muito bom para gente ter esse tipo de informação. Detalhar os gastos é interessante para não adquirirmos dívidas desnecessárias”, comentou Ana Cristina dos Santos.

A palestra foi proferida pelo economista Carlos Ssheanke, funcionário da Federação Nacional de Entidades Habitacionais (FENAHTECT). Por quase uma hora, falou como conter os gastos com energia elétrica, televisão, mensalidades, aluguel e condomínio, compras, cheque especial e cartão de crédito, por exemplo. Os beneficiários aprenderam como fazer controle das despesas mês a mês. “Vou colocar em prática todas as informações que recebi aqui. É preciso mesmo muita atenção com relação a despesas”, disse dona Adenice Escobar de Oliveira.

O palestrante eeconomista Carlos Ssheanke, funcionário da Federação Nacional de Entidades Habitacionais (FENAHTECT).

O palestrante eeconomista Carlos Ssheanke, funcionário da Federação Nacional de Entidades Habitacionais (FENAHTECT).

Para que todos os associados da ASSUNI participassem da palestra, o encontro foi realizado em dois períodos. Ao todo quinhentas famílias foram selecionadas para receber a casa própria. Com sede no Distrito Federal, a ASSUNI é filiada à Federação Nacional de Entidades Habitacionais dos Correios. Está em Barreiras há quase dois anos trabalhando com o processo de construção das novas unidades. Pelo projeto, cada casa terá sala, cozinha, dois quartos e banheiro, numa área total de 48.4 metros quadrados.

Clique nas miniaturas para ampliar as fotos:

1 Comentário

1 Comentário

  1. Neide Cardoso

    30 de agosto de 2017 às 21:16

    Tenho 40 anos,vivo sozinha e não tenho onde morar. Como faço pra conseguir uma casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras