Siga-nos

Sem categoria

Oficina orienta trabalhadores do Serpro a montar horta vertical

Publicado

em

Josalto Alves | Assimp/EBDA

01Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), ministraram nesta terça-feira, 23, palestra sobre Alimentação e Hábitos Saudáveis, seguida de oficina de implantação de horta educativa para funcionários do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). As atividades fizeram parte da Semana da Primavera promovida pela instituição, que teve como foco ações de dinâmica voltadas para a qualidade de vida e bem estar das pessoas.

Os engenheiros agrônomos da EBDA, Antônio Carneiro do Rosário e Hélio Saulo Arandas apresentaram temas como desenvolvimento sustentável, agroecologia, tipos de hortas, alternativas de plantio e inseticidas naturais. Outro destaque foi a abordagem sobre consciência e desequilíbrio ambiental.

Segundo a coordenadora do evento, Marcia Santos, as atividades funcionaram como uma espécie de terapia para fortalecer a integração entre os profissionais que lidam diariamente com tecnologias da informação. “Por trabalhar com máquinas e números acho muito importante essa ligação do ser humano com a tecnologia e a natureza visto que, uma trabalha com a mente e a outra com o sentimento. Desta forma, saímos de um momento de stress por meio de atividades lúdicas”, afirmou a auxiliar de informática, Natalice Rocha.

Oficina – No momento reservado para a parte prática os participantes aprenderam a construir uma horta vertical usando garrafas pet. De acordo com Hélio Saulo Arandas, este tipo de horta é ideal para ser instalada em quintais e varandas de apartamentos. Este é o caso da enfermeira do trabalho, Daniela Rocha: “sempre tive vontade de implantar uma horta em meu apartamento; agora já sei como fazer”.

“A horta educativa tem como objetivo promover a consciência ambiental e a inclusão social das pessoas envolvidas através da disseminação, adoção e domínio de técnicas agrícolas que possam ser utilizadas dentro de fora da instituição”, explicou Antônio Carneiro.